segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ovulação - teste Ovulação


Como tinha prometido anteriormente vamos fazer um breve relato sobre a atuação dos hormônios em cada estágio do ciclo feminino. Começamos pela ovulação. Muitas de nós (eu também), temos muitas dúvidas sobre está fase: -Será que eu ovulei? -Como medir minha Temperatura? -Minha temperatura não sobe? -Meu teste de ovulação não dá positivo! Todas essas dúvidas entre outras se dão por não entendermos o que acontece com os hormônios dentro do nosso corpo.

Ovulação é o processo no ciclo menstrual no qual o folículo ovariano maduro rompe e libera o ovo (ovócito ou gameta feminino) que participa da reprodução. Lembrando que o processo de amadurecimento de folículo é realizado pelo FSH (hormônio folículo estimulante). Falando pouco do estrógeno que estava sendo produzido pelos folículos, ele aumentou muito o endométrio e além disso aumentou também a quantidade de muco produzido na vagina, dando um aspecto viscoelástico. Olha aí aquele muco viscoelástico que aparece durante a ovulação! Com o estrógeno alto temos o pico do LH (hormônio luteinizante), esse hormônio irá liberar o óvulo. Atenção chegamos a parte mais importante. O LH forma um pico. Ele aumenta subitamente a cai da mesma forma. Como é ele que marca a
ovulação esse é o hormônio que detectado nos testes de urina ou saliva que costumamos fazer para saber se estamos ovulando. Esses testes, apesar um ritual para serem feito, quase nunca dão certo (desculpe-me os fabricantes), eu nunca usei, estou relatando o que me contam, mas faz todo o sentido! Se eles marcam o LH e este tem um pico rápido, como sei a que horas será o pico? Agora percebem porque a maioria ovula e os testes dão negativos! Algumas pessoas vão conseguir o positivo e vão namorar e tal, mas a grande maioria vai gastar dinheiro com o teste e infelizmente não vai conseguir a bendita listrinha. Mas namorar e tão ruim assim que precisamos de teste para fazer? Não consigo entender esse negocio?
Não saber o seu dia fértil por que é muito desregulada?É só namorar um dia sim
e outro não! A sobrevida de um óvulo é de 12 a 24 Horas dentro das trompas (super inespecífico), e os espermatozóides sobrevivem até 72 horas. Então dia sim e dia não é GOL! O resto é com Papai do Céu!
Com relação a Temperatura basal falerei depois.


imagens da ovulação foram capturadas pelo ginecologista belga Jacques Donnez
Essas imagens são espetaculares!

42 comentários:

Silvia disse...

É possível ovular durante a menstruação?

Fabiana Freitas disse...

Olá Silvia, excelente pergunta! Teoricamente essa hipótese é nula.
Mas sim, não é impossível ocorrer ovulação durante a mestruação, principalmente em casos de desregulação hormonal.
Agora vou te responder algo que acredito ser sua dúvida: A MULHER PODE ENGRAVIDAR DURATE O PERÍODO MENSTRUAL?
SIM!! VOU TE RESPONDER POR QUE!
Lembrando que após a ovulação se não ocorrer a implantação do futuro embrião os hormonios sofrem uma queda e ocorre a menstruação. Isso ocorre sempre. Mas imagine uma mulher com o ciclo menstrual mais curto (pode ocorrer mesmo mulheres com ciclo menstrual de 28 dias, sofrerem modificações do tempo do ciclo por fatores diversos, por exemplo stress), por uma desregulagem hormonal, ocorrendo a ovulação bem próxima do período menstrual. Simplificando: A mulher tem relação durante a menstruação. Passado 4 a 5 dias ela ovula. Se a sobrevida de um espermatozóide e de 72 a 96 horas dentro da mulher, é completamente possível ocorrer uma gravidez, mas é muito DIFÍCIL! Primeiro, durante a menstruação o PH da vagina se altera sendo pouco viável a sobrevivência dos espermatozóides, outro fator importantíssimo e que o útero não estará em condições para acomodar o embrião caso ocorra a fecundação (lembrando que só fazem 5/6 dias da menstruação, o útero precisa estar com uma espessura mínima para ocorrer a nidação).
Sendo assim as chances muito pequenas, mas não impossíveis.
Espero ter tirado a sua dúvida. Se precisar de mais ajuda estamos aí!
Bjs e acompanhe o blog!

Daia disse...

Olá...
Tenho uma duvida, hj fiz um papa nicolau e meu medico disse que hj estou nakele dia que se eu lavar cueca do meu marido eu fico gravida.
Entaum gostaria de saber como ele sabe, da pra ver o ovulo durante o papa ou foi pelo liquido??? acabei naum perguntando pra ele e agora gostaria de saber!!!

Fabiana Freitas disse...

Olá Daia. Obrigada pelo post! Seu médico deduziu que você estava no seu período fértil pela visualização da quantidade de muco e também pelo aspecto do colo do útero (este durante o período ovulatório fica com o orifício entre aberto para passagens do espermatozóides) O seu médico deve ter associado sua data da última menstruação com esse achados e deduziu que você estava ovulando. Durante o papa nicolau não se consegue visualizar nenhum orgão interno (útero, ovários etc) somente o colo do útero é vissualizado. Esse orgãos somente são visualizados pelo US. Com esse exame teríamos certeza de uma possível ovulação neste dia.
bjos e acompanhe o blog

Anônimo disse...

Olá, coloquei anonimo pq meu blog tem minha foto, rsrs!
Como vi que vc está respondendo, então tb vou perguntar, é um pouco longo, rsrs.
Sou casada a 5 anos e sempre ultilizei o método de billings para espassar os filhos (nunca usei nada artificial para isso), tenho 3 filhos.
Mas nesta útima gravidez (de susto, rs), eu esperei a ovulação ir embora e ainda sim engravidei, não sei o que houve.

Saberia me dizer quantos dias depois do muco "clara de ovo" desaparecer, posso ter relação? Pois eu tenho esperado bastante!
Obrigado!

Fabiana Freitas disse...

Olá querida como vai?
Bom pelo visto fertilidade em vc não é um problema e sim solução! risos
Infelizmente não existe uma data completamente segura mesmo apos o término do muco. Se formos pensar de forma prática como a sobrevida de um óvulo é de aproximadamente 24 a48 horas, o ideal é dar um intervalo de 4 dias após o término do muco.
Infelizmente como eu tenho dito sempre, mesmo pessoas que possuem seu ciclos regulares podem desrregular e os teste cairem por terra! O método de billings é um método eficiente quando se acostuma com seu organismo, mas não é 100% eficaz. Muitos casais não gostam de se previnir com hormônios, ou preservativos por fins religiosos ou por convicções pessoais, então optam pelos métodos mais naturais. O ideal é associar dois métodos para te mais certeza do período fértil (billings e Temperatura basal, por exemplo) e mesmo assim pode se ter falhas, como havia dito por uma desrregulagem hormonal, como por exemplo 2 ovulações no mesmo mês (pouco provável mas não impossível), ou um ovulação tardia. Minha dica é: associe 2 métodos que achar mais conveniente, e espere de 4 a 5 dias para ter relações após o término do muco.
Espero ter ajudado.
Obrigada pela pergunta
bjos

vivi105 disse...

Olá Boa noite.. bom tenho tentando engravidar por 7 meses.. e nada talvez seja por causa do rémedio.. mais vou dizer viu as pessoas dizem que é facil mas não é.. viu rsrs.. Minha pergunta é.. estou no período fértil e estou tentando duas á três vezes por dia para ver se algum esperma consegue penetrar..ja que treino essas vezes uma não atrapalha a relação anterior caso ja tenha penetrado ou o (esperma ja esteja quase chegando la)?fico na dúvida? beijos

vivi105 disse...

Boa noite tenho tentado engravidar por 7 meses e nada.. no momento estou no meu período fértil e estou treinando de duas a tres vezes por dia.. gostaria de saber se tantas vezes assim não atrapalha a vez anterior? afinal eles ficam la dentro de mim! obrigada...! e tomare que dê certoo! beijos

Fabiana Freitas disse...

Olá Vivi105, como vai?
Realmente para algumas de nós é um pouquinho mais difícil,mas a conquista tb é mais gostosa!
A primeira coisa que vc tem que saber é se vc está ovulando realmente, se sim o ideal é realizar relações sexuais em dias alternados, para potencializar o material de seu esposo. Ao contrário das mulheres que nascem com seus ovócitos os homens produzem espermatozóides ao longo da vida. Estudos indicam que abstinência de 2 a 5 dias antes do período fértil e sexo em dias alternados (dia sim e dia não) no período fértil há maiores chances de gravidez. Vamos pensar. Se nós mulheres estamos no nosso período fértil (4 a 5 dias) e temos relação 3 vezes ao dia durante todos esses dias, o esperma dos homens ficam com menos quantidade de espermatozóides dificultando a fertilizacão. Imagine só: uma mulher ovula entre o dia 14 e 17 , e começa ter relação no dia 14 (3 vezes com vc está fazendo). Se ela ovular lá pelo dia 17 o material do homem não estará tão potente como nos primeiros dias e será mais difícil engravidar. Por que isso acontece? Porque não se dá tempo para a produção de espermatozóides.
Com relação a sua pergunta, atrapalhar a vez anterior não atrapalha, o que atrapalha são as vezes seguintes (material menos potente). Fica a dica: Calcule seu período fértil da maneira que preferir, tenha abstinência sexual de 3 dias antes do período fértil, realize relações em dias alternados (se ficar apertado segurar, tenha relações um dia de manhã e outro a noite).
Caso passado 1 ano (esse é o tempo máximo para casais sem problemas engravidarem), e ainda não conseguirem procurem ajuda de um especialista.
Não se esqueça do uso do ácido fólico!
Espero ter ajudado!
Beijos e boa sorte!
Continue seguindo o blog!

vivi105 disse...

Ah Obrigada... Poxa tomara que pelo menos um desses dias tenham dado certo.. bom o meu dia começou no dia 11 e foi ate ontem no dia 11 eu treinei tomare que tenha dado certinho se não ficarei triste mais uma vez , mais fazer o q neh? Acido folico pra q serve onde compro? na farmacia? beijos

Fabiana Freitas disse...

Olá Vivi105! Espero também que tenha dado certo, mas se não, bola para frente e no próximo mês, calcule novamente o período e tenha relações intercaladas.
Com relação ao ácido fólico esse é fundamental iniciar antes de uma possível gravidez. Quando pensamos em começar a tentar engravidar já iniciamos o uso de ácido fólico. Ácido fólico é uma vitamina que durante a gravidez previne más formações no embrião. O ideal é inicia-la já, antes de engravidar. Tenho um post explicando tudo certinho aqui no blog, de uma lida e casa dúvidas pode perguntar. Minha dica é: vá até uma farmácia (qualquer farmácia vende) e compre uma caixinha de ácido fólico e faça uso todo dia de 1 comprimido até você engravidar.
Espero ter ajudado
Obrigada pelo post
bjos e BOA SORTE!

Fabiana Freitas disse...

Vivi105, me esqueci de um detalhe:
Uso de ácido fólico se segue até a 12 semanas de gravidez aproximadamente, alguns médicos recomendam o uso até por mais meses. Então se descobrir uma gravidez não interrompa o uso de ácido fólico até conversar com seu médico!
bjos

vivi105 disse...

Boa noite querida que bom que encontrei uma amiga que me entende e me ajude..!Outra dúvida. posso ainda fazer uma progressiva? ou nãoo precisava muito fazer. mais nao sei se ainda posso o que acha? alías nem sabemos nada ainda..

vivi105 disse...

Fabii.. nem sei se tentarei novamente é muito ruim.. a cada mês. não tem como não pensar. como não imaginar.. ah sei lah ja são 7 meses.! num seii beijinhussss

Fabiana Freitas disse...

Olá Vivi105, tb adoro conversar com quem divide os mesmo problemas que eu.Quando precisar é só chamar!
Bom com relação a sua pergunta, escova progressiva com química eu não aconselharia você a fazer. Vou explicar: Mesmo que no incício da gravidez a circulação do embrião não esteja em contato com o sangue materno (isso ocorre com cerca de 5 a 6 semanas), existem vários estudos teratogênicos (estudos de má-formação), devido a substâncias toxicas ingerida pela mãe antes de saber se estava grávida. Não estou falando só de drogas, mas de quimicas, cigarro e alcool. Mesmo sabendo que uma escova progressiva poderá não fazer mal ao bebe no inicio da gravidez, pense que você irá ficar bons meses sem fazer nada no cabelo quando estiver grávida. Minha amiga sejamos práticas, vai arriscar poder fazer mal para seu bebe, depois de todo cuidado que vem tendo, não rola, né? Acredito que deve esperar o seu atraso, vai se virando com escova e chapinha são só 2 semanas, passa muito rápido. Se seu ciclo vier no próximo mês ai vc faz a progressiva e fica ainda mais linda para o próximo mês tentar novamente!
Obrigada pelo carinho
bjos

Fabiana Freitas disse...

ViVi105! Para tudo! 7 meses ainda é o tempo normal para casais saudáveis continuarem tentando. Acabei de completar uma ano e mesmo querendo desistir eu me renovo a cada mês e tento de novo! Se esse mês não der certo vc ainda tem algum tempo antes de pensar em procurar ajuda. Vai por mim! Vale muito a pena! O dia que você pegar seu filho no colo pela primeira vez, sentir seu cheiro e abraça-lo, todo esse sofrimento vai sumir! Falo por experiência própria!
Bjos e sem essa de desistir!

vivi105 disse...

Nossa! Ok entãoo vamus esperar.. neh fazer o que é o que me resta..! Muito obrigada pelas palavras..!E vc tbm esta tentando??? Tenha um bom dia e até mais trde depois do trampo.. ja chego anciosa pra falr contigoo hehe! beijos..

vivi105 disse...

Ah mais me diz uma coisas muitas grávidas engravidam sem ter esse tal de Acido folicoo! neh? é que esqueci hj de comprar vou ver se da beijos té mais tarde..!

vivi105 disse...

Ai meu Deus mais uma coisa... c dever rir ai neh? acabei de ir no banheiro e lembrei.. menina to com corrimento mais não é akele de toda mulher sabe? é branco e molhadoo e muito! ja faz um 3 dias.. oque será? agora fui.. beijocas..

Fabiana Freitas disse...

Olá Vivi105, não vou rir de vc em momento algum! Antes de engravidar do Felipe, mesmo trabalhando na área da saúde, eu vivia bolada!
Sim estou tentando engravidar novamente há 1 ano e 2 meses. Esse mês estou tomando indutor, devido a todos meus problemas anteriores meu médico achou melhor.
Não deixe de iniciar o ácido fólico o quanto antes, mesmo que te digam que não é importante, a maioria das mulheres começa a fazer uso depois da 5 semana, depois que o tubo neural (parte que irá dar origem a toda porção do Sistema Nervoso) já fechou, ou seja não irá adiantar o uso para prevenir algo mais sério. Mas sim muitas mulheres engravidam e não fazem o uso do ácido fólico, pois essa vitamina se encontra em alguns grãos e vegetais. Mas como não sabemos da quantidade que nosso organismo precisa é melhor fazer a reposição com o comprimido do que vacilar, não é verdade?
Com relação a sua outra pergunta, sim você tem que observar esse corrimento! Corrimento algumas vezes pode ser sinal de alguma infecção, se acompanhado de dor, e se o odor for muito forte. Agora se for corrimento leitoso sem cheiro, sem dor ao urinar ou ao ter relações, acredito ser normal. Durante a fase lútea (após a ovulação) temos realmente um corrimento mais espesso e esbranquiçado. Fique de olho se observar algum sinal diferente procure seu médico. Espero ter ajudado!
Bjos

Anônimo disse...

Olá, faz um ano e meio que perdi meu bebê devido a pré-eclampsia, fiz vários exames onde diagnosticou problemas de trombofilia. Meu médico já me avisou que terei que tomar anticoagulante. Faz 9 meses 11 meses que estou tentando engravidar novamente, e descobri faz 2 meses que estava com tireoide e prolactina alta. Estou tomando o medicamento, inclusive o dostinex será que vou demorar muito para engravidar? - Antonella

vivi105 disse...

Oi querida tudo bem???? passei somente pra te dar um oii beijinhus ainda na espetativa! beijos

Fabiana Freitas disse...

Antonella, farei um relato sobre seus acontecimentos.
A perda de um filho deve ser extremamente dolorosa, mas acredito que Deus em sua infinita bondade, prepara algo muito maior para você.
A trombofila é uma doença onde o organismo tem uma deficiência de produzir anticoagulantes. Em mulheres grávidas o problema se agrava pois os tombos formados podem impedir a passagem de nutriente para o feto, levando a morte fetal, além de aumentar a resistência vascular levando a pressão alta e a pré- eclapsia. Por isso o uso de anticoagulante no seu caso é INDISPENSÁVEL!
Agora com relação ao hipertireoidismo e a prolactina alta: Alteração na prolactina altera o ciclo menstrual, impedindo a ovulação. Mas não se preocupe, pois após o uso do medicamente a tendência é os exames se regularizarem a você voltar a ovular. Acredito que seu médico tenha pedido um acompanhamento da prolactina. Na sua próxima consulta solicite para ele a US seriada (caso se sua prolactina esteja normalizada), será de grande ajuda para sua próxima gravidez.
Não sei se você faz acompanhamento com um endocrinologista, se não procure um que seu médico GO indicar.
O mais importante quando vc finalmente conseguir sua benção, é o acompanhamento da trombofila.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e fique com Deus
Um bjo

Fabiana Freitas disse...

Olá Vivi105 td ótimo e vc? Essa é a pior fase de quem tenta engravidar, a pós ovulação! É a fase que ficamos ansiosas, mal humoradas e desesperadas para o tempo passar logo! Mas eu sei que só duram poucos dias! Beijo minha querida e não some hein?

vivi105 disse...

ok pode deixar... mais essa noite tive um sonho que so engravidarei em fev.. Ai meu deus será??? beijos...

Anônimo disse...

Boa tarde Fabiana.. que ótimo ter achado esse blog.. alias adorei todas as suas respostas e da sua atenção... bom eu moro com meu noivo e começamos mês passado a tentar ter nosso 1° filho, não imaginava que a expectativa fosse tanta.. meu Deus.. passo o dia todo pensando nisso =) e ele tbém.. mas mês passado não deu certo, vamos ver nesse que acabou de terminar meu período fértil.. tomei durante mtos anos o adoless, parei agora em setembro, vc acha que demora alguns meses a voltar a fertilidade normal? fiz todossss os exames que a médica pediu, e graças a Deus deu tudo certo. obrigada.. bjim

MI disse...

me desculpe.. no comentário anterior ficou anônimo.. mas pode me chamar de MI.. =)

Fabiana Freitas disse...

Oi Mi, obrigada pelo seu post!
Como é bom poder planejar a vinda de um filho! Você e seu noivo estão certíssimos em procurar um médico antes e fazer os exames antes de engravidarem. Com relação a sua pergunta é muito difícil dizer precisamente quando seu organismo vai voltar a se regularizar sem o anticoncepcional. Algumas mulheres engravidam no primeiro mês, e outras demoram um pouco mais. Um casal saudável tem 25 % de chances de engravidar tendo relações no dia exato da ovulação.
Com o uso do anticoncepcional seus ciclos podem ficar um pouco irregular, o que se normaliza com o tempo. Quer uma dica: teste de ovulação (temperatura basal, teste de muco, tenho posts destes testes, dê uma lida). Se acompanhar a ovulação saberá o dia exato para ter relações com mais freqüência. Se você e seu noivo são saudáveis tudo vai ocorrer de forma natural e logo estarão com um bebe lindo no colo.
Você precisa tentar durante 1 ano no mínimo antes de pensar em procurar ajuda. As vezes as frustrações acabam com nossa esperança, mas ela se renova a cada ciclo, acredite em mim.
O que eu puder ajudar e só chamar.
Um beijo grande e BOA SORTE!

Anônimo disse...

Olá Fabiana!!!
Gostaria de saber se qdo o 1° dia de menstr. foi 07/11/11 e namorei com meu marido nos dias 19/11 e 22/11 se tenho chances de estar gravida?
Bjs
Paty

Fabiana Freitas disse...

Olá Paty, obrigada pelo post!
Primeiramente devemos saber de quantos dias é seu ciclo menstrual, para analisarmos o risco de uma gravidez.
Sendo mais prática e pensando que seu ciclo é de 28 a 30 dias, ai sim, você provavelmente teve relações no seu período fértil, onde aumentam as chances de conceber um bebe. O período fértil de uma mulher pode ser calculado aproximadamente na metade do ciclo, além de percebemos algumas mudanças no organismo, como o aumento do muco vaginal e aumento da Temperatura Basal
Agora só lhe resta esperar! Se caso ocorrer o atraso menstrual faça um beta HCG e tire suas dúvidas.
Se seu desejo for realmente engravidar, mesmo que sua menstruação venha, procure um médico para fazer os exames antes da gravidez. Exames hormonais, hemograma e de anticorpos são de extrema importância para uma mulher que deseja engravidar. Além do uso do Ácido Fólico!

Espero ter ajudado!
Volte para contar caso alguma novidade!
Acompanhe o blog

beijos

vivi105 disse...

Amiga acho que ja era pra ela ter aparecido e ainda nada.. ontem senti dores no seio e coceira.. mais não si o que fazer.. vou esperar ate amanha e vou fazer o exame de sangue o que acha?

Fabiana Freitas disse...

Olá Vivi, como vai?
Olha se realmente já se passou o tempo do ciclo e nada ainda, vc já pode fazer o exame de sangue. Ligue para seu médico e peça um requisição ou faça particular ( o valor varia entre R$ 40 a 80). Se for realizar o exame particular lembre-se de solicitar o quantitativo (vai aparecer a quantidade exata de Beta hcg), pois ainda é muito recente.
No mais te desejo toda a sorte de mundo!
Volte aqui para nos contar!

bjos

rosa 11 disse...

ROSA 11faço tratamento hormonal, pois retirei toda a tireoide e está tudo ok, ja faz 15 anos. tenho uma filha de um ano e nove meses e queria ter mais um filho se ainda desse tempo, pois tenho 38 anos.acontece que minha menstruação despois do parto começou a descer faz uns 4 meses. será que terei problema pra engravidar, ja que estou tentando faz 6 meses e ainda nada. de há um mes mais ou menos começou a aparecer a clara de ovo, será ovulação?bj

Fabiana Freitas disse...

Olá Rosa11, obrigada pelo post!
Vamos ver se eu entendi! Você tem uma filha de 1a9m, e seu ciclo voltou há 4 meses, certo?
Bom, após o parto, e com a amamentação, muitas mulheres deixam de menstruar por um período que varia de mulher para mulher. Se seu ciclo agora já está regularizado, acredito não ter o que se preocupar. Como você tem 38 anos, aconselho você a procurar um médico especialista em reprodução humana, não que você venha fazer algum tratamento, mas acredito que você terá mais segurança para conseguir uma nova gestação.
O muco transparente elástico, é sim sinal de ovulação (período fértil). Geralmente esse muco aparece no meio do ciclo, e se ele aparecer é GOL! Ai é só namorar bastante!

Com relação a tireóide, fique tranqüila. Se você faz acompanhamento com endocrinologista regularmente e seus hormônios estão normais, não há com que se preocupar, não será isso que lhe impedirá de engravidar novamente.
Espero ter ajudado.
Beijos e Boa Sorte!

Anônimo disse...

OI COMECEI A OVULAR DIA 13.12.11 GOSTARIA DE SABER ATE QUANDO TENHO CHANCE DE ENGRAVIDAR.E SE REALMENTE E VERDADE QUE DEPOIS DE TER RELAÇÃO TENHO QUE FICA DEITADA E NAO POSSO FAZER XIXI POR MEIA HORA.BJS

Fabiana Freitas disse...

Olá, obrigada pelo post.
O período fértil da mulher é uma estimativa de tempo que se tem possibilidade do óvulo entrar em contato com os espermatozóides. Explicando melhor: Vc calcula seu período fértil aproximadamente 14 dias após o início da última menstruação ou pelo método que vc julga melhor (TB, US...). O óvulo dura cerca de 24 horas, e espermatozóides duram em torno de 72 horas. Por isso que mesmo você ovulando um única vez(na maioria da vezes), se vc teve relações um ou dois dias antes pode ocorrer a fecundação. Por isso determinamos o período fértil como os dois dias que antecedem até os dois dias posteriores a sua provável data da ovulação. Se você ovulou no dia 13, seu período fértil é do dia 11 ao dia 15. Se vc teve relações durante esse período, suas chances são boas.
Agora com relação a ficar deitada após a relação, o que acontece é que quando depositado dentro do canal vagina os espermatozóides, devem passar pelo colo do útero, ou seja, não custa nada dar uma forcinha se deitando de lado uns minutinhos (5 a 10). Aí sim vc se levanta e pode fazer o xixi. Só não é aconselhável o uso de ducha higiênica para evitar retirar o material de dentro do canal vaginal.
Espero ter ajudado!
Boa sorte para vc e acompanhe o blog!
Bjos

Anônimo disse...

Oi Fabiana,se entao o meu periodo fertil foi no dia 11/12/11 ate o dia 15/12/11..Quando posso fazer o exame de farmacia so pra saber se consegui engravidar.Pode me chamar de Pati.bjs

Kelly disse...

Olá Fabiana!
Acabo de conhecer seu blog e achei muito bacana!
Pelo que percebi estamos no mesmo "barco"... voce já tem um filho e esta tentando outro...pois é...meu filho tem 6 anos e há uns 8 meses estou na tentativa de outro bebê para complementar a familia,
Mas descobri que estou com problemas na ovulação.Pelo que minha medica percebeu eu não estou ovulando, me senti uma inutil mediante este fato! bom tento ter esperança, qdo eu mestruar no proximo mes tomarei um remedio para indução da ovulação (acho!) que se chama Serofene terei que tomar 3cp (vo) do 3º ao 7º dia do ciclo e depois fazer outro US. Voce conhece este remedio e qual sua eficacia?
Se voce esta na mesma luta que eu boa sorte a nós!!!

Fabiana Freitas disse...

Oi Pati, como vai?
Bom, normalmente, se ocorre a fecundação demora de 6 a 10 dias para o Zigoto sair das trompas e se instalar no endométrio (NIdação), a partir dai o agora embrião irá produzir o hormônio Beta HCG, que é o hormônio que indica a gravidez. Essa produção é gradativa e aumenta durante as semanas de gestação. Para dar um valor efetivo no exame é necessário cerca de 1 semana após a Nidação. Se seu período é de 28 dias e vc ovulou com certeza no 14 dia, no dia que sua menstruação está prevista vc já pode fazer o exame. Mas lembre-se que o exame de farmácia a concentração de Beta hCG na urina é menor do que no sangue, se der um resultado negativo aguarde 3 dias, se a menstruação não descer faça novamente um teste.
Fica a dica, aguarde a data prevista para sua menstruação e faça o teste.
bjos espero ter ajudado.
BOA SORTE!

Fabiana Freitas disse...

Olá Kelly, que bom que gostou do Blog!
Sim, estamos no mesmo barco, risos!
Primeiramente se sentir mal por que não consegue engravidar é normal, mas não podemos deixar a peteca cair! O seu problema é completamente reversível e fácil de se resolver! Muito bom você ter procurado um médico, pois agora vc já sabe qual o seu impecilho e pode se tratar. A anovulção pode ocorrer por diversos fatores, uso de anticoncepcional prolongado, SOP, entre outras. Quando é diagnosticada os médicos indicam tratamentos para reverter o quadro. O uso de medicamentos indutores são na maioria a primeira linha de tratamentos para casos mais simples. O Serophene (Cloridato de Clomifene)é sim um indutor de ovulação (veja o tópico Indutores de ovulação no Blog). Ele atuará aumentando os hormônios responsáveis pela maturação dos folículos produzindo a ovulação.
Sua eficácia é relativa dependendo do quadro, mas em casos mais simples (que eu acredito ser o seu, pois já teve um filho), ele apresenta uma ótima eficiência. Esse medicamento pode ser usando por um período de 3 meses, pois seu efeito é acumulativo, as chance aumentam no 2 e 3 ciclo de uso, mas seu uso por mais tempo pode provocar o que chamamos de hiperestimulação ovariana. O mais importante, além do seu uso, é perceber a resposta com o US.
Outra coisa que devemos saber é que o uso de indutores por ter efeito antiestrogenicos diminuem a camada de endométrio, sendo muitas vezes necessário a complementação de progesterona (Ultrogestan), para permitir a implantação do embrião. No seu proxímo US, se ocorreu tudo bem, converse com seu médico e veja se é necessário o uso da Progesterona.
Espero ter ajudado! Se puder ajudar com mais alguma coisa é só chamar!
Boa sorte minha querida!
bjos

rosa 11 disse...

FABI É A 2ª VEZ QUE PARTICIPO DESTE SEU BLOG. AMEI. BOM COMO DISSE NA 1ª VEZ, MENSTRUEI 4 MESES, MAS NAO FOI AQUELA COOOOISA. RECENTEMENTE ESTÁ APARECENDO TIPO UM LEITE COALHADO NA MINHA CALCINHA EM DETERMINADO DIAS DO MES E NAO AQUELA CLARA DE OVO INDICANDO OVULAÇÃO. NESTE MES TIVE DOR EM UM DOS OVARIOS 5 OU 6 DIAS MAS A CALCINHA CONTINUOU SECA. SERÁ QUE NAO TENHO MAIS OVULAÇÃO, POIS TENHO 38 ANOS E QUERIA OUTRO BEBE. BJ E FELIZ NATAL

Fabiana Freitas disse...

Olá Rosa11, que bom que voltou!
Bem como você ainda menstrua regularmente, mesmo que em pouca quantidade é sinal que você tem ovulado. Para ter certeza da ovulação somente com o US seriado, o muco é muito válido, mas existem mulheres que não apresentam o muco durante o período fértil. Com o passar do tempo a mulher reduz a produção de estrogeno, e é esse hormônio que é responsável pelo aumento do endométrio e pelo aumento do muco vaginal, isso justificaria sua pouca menstruação e a não presença de muco. Minha sugestão é: Procure seu médico e explique exatamente o que está acontecendo, a falta de muco e a pouca menstruação, ele irá te pedir exames hormonais e se necessária, a complementação. Com relação ao muco esbranquiçado ele é muito normal no período da fase lútea (pós ovulação), eu por exemplo todo mês tenho, comece a perceber pelo tempo do período se o corrimento aparece na segunda metade do ciclo. Se sim fique tranqüila que é normal. Mas fique atenta, se o corrimento aumentar de volume, tiver odor forte, associado ou não a dores ou coceira, procure seu médico.
Espero ter ajudado minha querida,
Obrigada pelo carinho
Um ótimo Natal bjos