sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ciclo Feminino


Recebi um comentário sobre temperatura basal, sobre a dificuldade de se mensurar essa, e também a dificuldade de detectar a ovulação através de outros testes. Esse é o maior desafio daquelas que desejam engravidar e não fazem controle através do US. Cada mulher tem um ciclo diferente no quesito tempo mas no geral todas passam pelo mesmo processo. É sobre isso que gostaria de falar hoje: FISIOLOGIA FEMININA! Nossa deixei o o assunto com cara de aula (que por sinal eu era uma excelente aluna de fisiologia)!Não quero deixar claro que não sou Phd em fisiologia feminina, eu sou apenas mulher, fisioterapeuta, mãe, tentante de mais bebê que vive mais uma vez intensamente a vontade de ser mãe e adora aprender e dividir experiências.
Irei fazer um breve resumo e colocarei uma postagem com maiores informações.

A anatomia do Sistema reprodutor feminino é composta pelo útero, ovário e trompas de Falópio. Nós mulhers já nascemos com nosso sistema reprodutor formado, já nascemos com todos os nossso folículos que poderão ser ovulados ao longo de
nossas vidas. Esses foliculos são pequenas células que ficam guardadinhas esperando sua hora. A cada ciclo menstrual esses folículos com estímulo de hormônios (já vamos falar) aumentam de tamanho e recebem outro nome, secundários e até maduros quando estão prestes a serem expelidos pelo ovário. O ciclo se inicia com a chegada da menstruação. Quando ficamos menstruadas nosso cérebro manda uma glândula chamada hipófise produzir um hormônio chamado FSH (hormônio folículo estimulante) o nome já fala por ele... Isso mesmo, ele irá estimular outros folículos a crescerem dentro do ovário. Faz todo o sentido, enquanto o endométrio descama seu ovário (muito esperto), prepara para liberar outro ovo maduro. Esses folículos em desenvolvimento vão estimular o ovário a produzir estrógeno, e o estrógeno reduz o FSH. Pensem como um ciclo, uma coisa que aumenta e impede a outra. Agora, se não
tem FSH para produzir, a hipófise não fica atoa, ela passa a estimular a produção do LH (hormônio luteinizante) . Vocês sabem quanto tempo se passou do início do ciclo até agora? Mais ou menos 14 dias! Opa! Isso diz alguma coisa! Isso mesmo! Esse é o Hormônio que vai liberar o ovo maduro. Com a alta concentração de estrógeno estimula o aumento do crescimento do endométrio e o pico de LH forma-se o que chamamos de corpo amarelo ou Luteo no ovário, que nada mais é que uma cicatriz que ficará no ovário após o rompimento do folículo, mas se ocorrer uma gestação esse corpo luteo será de extrema importância, pois ele produzirá progesterona para dar continuidade a gravidez até a formação da placenta. Caso não ocorra a gestação a progesterona inibe o FSH e o LH, ocorrendo a menstruação, e o ciclo começa novamente!
Afe, falei de mais! Mas não dá para falar de um assunto tão complexo em poucas palavras. Agora vamos falar de cada hormônio separadamente e cada situação em que ele se encaixa.





Nenhum comentário: