terça-feira, 17 de maio de 2011

Temperatura Basal


Esse método é baseado na alteração térmica que o corpo apresenta quando ocorre a ovulação. A temperatura se eleva devido ao aumento da progesterona

Por ocasião da ovulação acontece uma ligeira queda na temperatura corpórea e após há uma elevação de aproximadamente 0,5 °C em relação às medidas basais (as da primeira fase do ciclo). Esta permanecerá elevada até a próxima menstruação.

O terceiro dia após a elevação da temperatura é considerado o fim do período fértil.

Bom, eu estou a medir todos os dias. Até então minhas medidas estão bem certinhas, vamos ver daqui alguns dias se ela mostrará realmente meu período!

Segue meu grafico dos últimos dias

2 comentários:

Luana disse...

Eu não consegui medir minha temperatura todos os dias, sempre esqueço, o que to fazendo pra acompanhar e fazendo os testes de saliva e de urina, so que um da positivo em uma data o outro da positivo uma semana depois então jurei pra mim mesma que eu não ou fazer mais nada de teste, nada nada nada.

Fabiana Freitas disse...

Querida Luana, realmente medir a temperatura basal é algo que exige tempo e digamos que uma certa força de vontade! A temperatura deve ser medida exatamente todos os dias na mesma hora. Eu sou um relógio acordo todos os dias as 7:00 não preciso de despertador! Mas o mas difícil é vc não realizar nenhum movimento antes de mensurar a TB. Com relação aos métodos que vc utiliza confesso não ter usado ainda, mas esses tb exigem cuidado, pois os teste que detectam a ovulação pela urina ou pela saliva detectam na verdade o pico do hormônio LH, o hormônio responsável pelo amadurecimento dos folículos, esse pico é bem curtinho, podendo você estar ovulando e o teste dar negativo, por isso os seus testes dão alterados. Ótimo o seu comentário! Me deu dois novos post: Ciclo menstrual e teste de ovulação, acompanhe o blog.
beijos e boa sorte.