quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Histerossalpingografia????

Histerossalpingografia? O que é isso? Esse é o nome do exame o qual fui submetida hoje!
Meu Deus que dor!!! Passei mal, tive que ficar em observação pois minha PA caiu e eu não parava de nausear. Mas agora já está tudo bem. O exame fica pronto amanhã, mas o médico já me adiantou que está tudo dentro da normalidade, posso engravidar perfeitamente!
Bom, antes eu não tinha pesquisado sobre o exame com medo de ficar impressionada, mas agora deixarei aqui um texto explicativo sobre esse exame que é horrível mas extremamente necessário.

"Histerossalpingografia é uma radiografia do útero. Consiste na introdução através da vagina de um produto opaco aos raios X que permitirá estudar a cavidade uterina e a permeabilidade tubar.Revela informações úteis na medida em que a ecografia estuda mal a cavidade uterina e as trompas. O exame começa por um exame ginecológico. É precedido de uma limpeza da vulva e perineo. A injecção do produto é realizada através de um sistema estéril no colo do útero após desinfecção.Tomadas radiográficas são realizados durante a introdução lenta do produto de contraste.Em certos casos, como infertilidade por obstrução das trompas, a introdução de um cateter nas trompas pode completar a histerossalpingografia Este gesto complementar será decidido pelo médico radiologista com o seu acordo e o do seu médico.A duração do exame pode variar em função da anatomia e o número de tomadas radiográficas necessárias."
Texto tirado da pagina: www.gaer.pt/exams/exam.aspx?cod=RD&id=7

Nenhum comentário: