sábado, 8 de março de 2008

Ecocardiografia Fetal

O que é ecocardiografia fetal?

É isso mesmo. O mesmo exame de análise cardíaca é
realizado intra útero. Achei fantástico ter realizado o exame de rotina, e devemos sempre ficar espertos e solicitar esse exame, já que muitos planos de saúde cobrem ( e toda mulher grávida deve convir que saber que seu bebê está bem nunca é demais, risos)

Deixo aqui algumas perguntas e respostas referentes a este tão maravilhos exame!

A Ecocardiografia Fetal é o exame de ultra-sonografia do coração do feto, realizado, preferencialmente, entre a 16ª e a 28ª semana de gestação, que analisa a anatomia cardíaca, função do miocárdio e o ritmo do coração. É possível, reconhecer disfunções cardíacas relacionadas a patologias maternas, obstétricas ou, anomalias extra-cardíacas. Em casos especiais, como, por exemplo,antecedentes de cardiopatias congênitas em filhos anteriores,abortos espontâneos anteriores sem causas definidas, exposição precoce e agentes teratogênicos(que causam alterações fetais na gestação), a Ecocardiografia Fetal pode ser feita antes desse período por via transvaginal. Desde o início da década de 90, a Ecocardiografia Fetal é considerada um exame de rotina durante o Pré-Natal em vários países, inclusive no Brasil, onde tem sido mais difundida nos últimos anos.


O MÉDICO DE SEU FILHO(a) RECOMENDOU A REALIZAÇÃO DE UMA ECOCARDIOGRAFIA. ESTE EXAME PODE LEVANTAR-LHE ALGUMAS DÚVIDAS.AQUI TENTAMOS RESPONDER A ALGUMAS DESTAS QUESTÕES.
01O que é uma ecocardiografia fetal ?
É um exame que, com a ajuda de ultra-sons permite detectar anomalias cardíacas fetais


02A ecocardiografia pode prejudicar o bebê ?
Não. Os exames com ultra-som e ecocardiografia em crianças, adultos e grávidas realizam-se sem perigo, há mais de 20 anos e não tem radiação.

03O exame precisa de alguma preparação especial ?
Não. Algumas vezes pede-se para a grávida que encha a bexiga.

04Posso ir acompanhada ?
Claro. O seu marido ou qualquer familiar é bem vindo!

05Quem faz a ecocardiografia ?
A médica cardiologista infantil que se especializou em ecocardiografia fetal e pediátrica.
06Por que é importante examinar o coração do bebê ?
Porque o defeito cardiaco congênito é a anomalia congenita grave mais comum em recém-nascidos ocorrendo em um de cada 100 nascidos. Quando isso ocorre, não raro o bebê nescessita ser operado do coração com um ou dois dias de vida.

07A ecocardiografia fetal é um exame obrigatório na gestação?
É um exame obrigatório para algumas gestantes portadoras de diabetes ou mal formação cardiaca congenita, filho anterior com defeito cardiaco, suspeita de malformação cardíaca ou outra durante a gravidez atual, translucência nucal aumentada, idade materna avançada, gestações gemelares, ou sempre que o seu obstetra entenda ser necessário.


08Poderá também ser pedido como rotina para complementar o ultra-som morfológico?
Sim. Muitos médicos já recomendão que sua pacientes façam a ecocardiografia fetal como uma rotina, uma vez que é um exame que não prejudica o bebê e dá segurança de que nada grave poderá ocorrer neste coraçãozinho.

09O exame causa ansiedade ou medo ?
Não. As grávidas podem sentir-se impressionadas pelo silêncio no princípio do exame, pois este é o momento em que o médico tem que se concentrar para fazer um exame minucioso.

10Como isso é possível ?
No início, este exame é igual a qualquer outro exame de ultra-som. Depois de entrar na sala de ecocardiografia, você vai deitar-se para o exame. A médica vai "passear" suavemente a sonda na sua barriga e aparecerá a imagem do coração do bebê na tela da televisão. Todo o exame durará entre 15 e 60 minutos, dependendo da posição do bebê e outros problemas que surjam.

11Quando é que vou saber o resultado ?
Logo que termina o exame falarei com você, comunicando o resultado normal. Se encontrar alguma alteração, você será imediatamente informada. Neste caso seria aconselhável que você concordasse com uma consulta de aconselhamento após o exame, onde terei tempo de explicar a situação. Aproveite para colocar questões, sobretudo se está ansiosa. Ao término da consulta, o seu médico será contactado.


12É preciso mais de um exame ?
Pode ser pedido para voltar: quer porque a ecocardiografia foi feita cedo demais em relação ao que queremos observar, quer porque a posição do bebê não permitiu um exame rigoroso.

13A ecocardiografia detecta todos os problemas cardíacos ?
A ecocardiografia consegue detectar a maioria dos problemas graves, mas há anomalias que só se diagnosticam quando o bebê nasce. No entanto estas não irão interferir na sobrevida do bebê, nem no evoluir da gravidez.


14O bebê vai ser todo ele observado ?
Não. A ecocardiografia fetal não é um ultra-som de todo o bebê mas sim "morfológico do coração" profundo e detalhado, onde se observa o musculo cardiaco, valvulas, movimentação do sangue, ritmo e contração cardiaca.

3 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber se possível o que pode acontecer ou a que se deve quando a nossa medica nos pede para fazer um ecocardiograma fetal pois eu fiz o exame da amniocintese e o resultado deu negativo esta tudo bem com o meu bebé, mas na ecografia morfológica a medica encontrou um foco no coração o qual me aconselha a fazer o ecocardiograma fetal a se poderá dever este facto será alguma doença grave? Muito obrigada pela atenção.

Unknown disse...

Gostaria de saber se possível o que pode acontecer ou a que se deve quando a nossa medica nos pede para fazer um ecocardiograma fetal pois eu fiz o exame da amniocintese e o resultado deu negativo esta tudo bem com o meu bebé, mas na ecografia morfológica a medica encontrou um foco no coração o qual me aconselha a fazer o ecocardiograma fetal a se poderá dever este facto será alguma doença grave? Muito obrigada pela atenção.

Fabiana Freitas disse...

Olá Sandra, A ecocardiografia fetal nada mais é que um US do coração do bebe. Durante esse exame vc não ficará sabendo sobre nada somente sobre seu coraçãozinho que deve estar batendo a mil (risos)
Se sua médica visualizou algo diferente nos batimentos ou na morfologia cardíaca ela solicita esse exame. Pode não ser nada e por isso ñ busque coisas na internet que farão vc ficar muito maluca! O exame de aminiocentese serve para detectar anomalias genéticas o que pode ser ou não isolado ás más formações cardíacas. Se seu exame de líquido aminiótico deu ok, isso só isola oq chamamos de doenças genéticas. A ecocardiografia fetal é realizada em várias situações. Sua médica esta sendo cautelosa e com certeza vc deve fazer o exame sem medo que de algo errado. Eu fiz o exame e meu bebe está aqui, bem lindão, nada foi diagnósticado. Boa sorte, tenha fé e lembre-se que eles apesar de perecerem frágeis são mais fortes do que imaginamos.
um beijo e fiquem com Deus