sexta-feira, 30 de setembro de 2011

E nada ainda!

Absolutamente nenhum sinal da bendita! Da para acreditar no tamanho da ansiedade! Ontem devorei uma barra de chocolate! Fico indo no banheiro de 20 em 20 minutos e nada! Ja fazem 2 meses que não meço minha TB, mas por curiosidade hj em medi: 36.9, ou seja, comparada com meus ciclos anteriores alta para menstruação descer. Mas ainda nem sinal. Relembrando que na gravidez do Pe, eu ovulei mais tarde e por isso meu teste de farmácia deu negativo e meu beta deu bem baixinho. Será? Estou me segurando para não ir fazer um beta sanguíneo, mas quando em penso que ela pode descer enquanto eu espero, me desanima! 
Peço proteção a Deus e Nossa Senhora, que seja feita a vossa vontade!




Eu só tenho que parar de comer chocolate

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprendendo a relaxar...


Contando de 1 a 10 e respirando lentamente...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como sao as coisas


Acabo de ler uma frase, que disseram ser de autoria do Pe Fabio de Melo e mais ou menos assim: "As vezes perdemos a belas vistas  durante a viagem, pois estamos ansiosos com a chegada" 
Ontem Felipe, me chamou para brincar, mas eu estava tão focada em descobrir por que não conseguimos ainda engravidar que não lhe dei atenção, simplesmente o ignorei. Isso me mata! Eu bem idiota procurando solução e saída para algo que Deus já me deu e eu deixo passar os momentos mais preciosos na vida de uma mãe.  Não sei se e por causa da TPM ou da frustração, mas a partir de hoje eu prometo que mesmo em situações difíceis para mim meu filho, vem sempre antes. 

NAO DEIXAREI ESSA MALDITA TPM DESTRUIR MINHA VIDA!!!!!!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fim da linha





Ontem me peguei pensando que o que era para ser já teria acontecido. Fiz um teste de farmácia. Um belíssimo NEGATIVO! Esse mês eu me desesperei, fiz tudo tão certinho que tinha absoluta certeza que iria dar certo! Mas para a vontade de Deus ainda não é hora! Peguei o resultado e desabei! Fui rezar no quarto do Felipe, como faço todas as noites e me senti a pior das criaturas. Fico chorando e me remoendo se eu tenho um tesouro maravilhosos para cuidar. Me sentia péssima por chorar, isso me fazia chorar mais! Hoje eu acordei tendo a certeza que eu preciso de ajuda. Vou procurar meu médico levar os exames e fazer as coisas acontecerem. Sinto não ter sido naturalmente, mas 1 ano acaba de se completar...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nostalgia

Não sei mais o que pensar. Estou sentindo cólicas leves e leves dores nos seios. Hoje é o dia das borrinhas  e na quarta desce tudo de uma vez. Mas ate agora nem sinal das borrinhas. Quero tanto outro bebe. Fico horas olhando as fotos do Pe. Lembrando da minha barriga. É tudo tão nostálgico! Mas tão gostoso!
Pego meus antigos exames, faço contas, mas não encontro nenhum erro. Tudo certo, tudo ótimo, mas nada de gravidez! Tudo certo aqui, mas e lá em cima! Será que Papai do céu deseja isso nesse momento para gte! Espero com toda minha fé que sim!


Fala sério que não ia querer segurar um bebe lindinho assim de novo!



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ontem feliz, hoje com medo!

AI começou uma angustia, um medo de dar tudo errado! Não é vontade de chorar, e sim aquela ansiedade. Quero que o tempo passe para saber se deu certo ou não. Não quero desistir, mas é que um ano se passou e deveremos procurar meu médico para buscarmos a solução do problema. Engraçado pensar que na gravidez do Pe tinha tudo para não acontecer e PIMBA, agora desta vez que todos os exames estão ok, nada acontece. Será que perdi minha fé?  Não, isso nunca! Aumentaram meus sintomas de TPM, a cólica e as fisgadas nos seios estão até mais fortes, só não estou nervosa, e sim ansiosa. Vou rezar e pedir muito a Deus e Nossa Senhora para acabar com essa angustia para parar de pensar nisso. Mas é tão bom imaginar...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ainda sem TPM????

EU NÃO ACREDITO! 5 dias antes da bendita chegar e até agora nenhum sinal de TPM! IMPRESSIONANTE! Sinto somente dores leves nos seios!Mas sem o mau humor, cólicas e a choradeira! Será que estou curada?????

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Enquanto espero eu sonho

Cá estou eu me imaginando novamente com meu barrigão! Ai que delícia! Quero não me frustrar mas a ansiedade ta me matando! Não paro de pensar que 1 ano vai ser completado...




Ifertilidade Feminina: Endometriose

Essa mal afeta muitas de nós, cerca de 10% das mulheres sofrem de endometriose.  Para entender a endometriose precisamos entender o aparelho reprodutor feminino. 

Endométrio é a camada interna que reveste o útero, constituida da musculatura lisa. O endométrio sofre variações durante o ciclo menstrual, ele aumenta devido a ação de hormônios, para esperar o embrião e descama quando não há gravidez, acontecendo o que chamamos de menstruação. A Endometriose é caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da sua localização.
O tecido da endometriose por possuir a mesma constituição, sofrerá as ações hormonais como o endormetrio. Assim sendo, quando houver descamação/ sangramento do endométrio haverá também sangramento nos focos de endometriose. Esse sangramento fora do útero caíra na cavidade abdominal, irritando os tecidos e gerando dor.  Está ai a causa da dor, que caba com a qualidade de vida de tantas mulheres. Lembrando que em alguns casos não há presença de dor, como no meu caso.  Nesses casos a endometriose pode ser descoberta tardiamente através de exames para investigar a infertilidade. 
A localização da endometriose é diverssificada, mas os orgãos pélvicos são os mais acometidos, pode-se encontrar endometriose nos ovários, na parte externa e parede do útero (doença chamada de adenomiose), nas tubas uterinas, bexiga e no revestimento interno de todo o abdômen. Mas ainda há outros locais onde este tecido pode ser encontrado como a parede abdominal, diafragma, pulmões, trato urinário, intestino delgado, reto e outros menos freqüentes.


As causa ainda não são bem definidas mas são associadas a fatores hormônais, genéticos, imunológicos (muito vago isso!). Acredita-se que por alguma disfunção células endometriais sejam enviadas para fora do útero através das trompas, essas células se aderem aos tecidos (orgãos) desenvolvendo a doença.
O principal sintoma é a dor durante o período menstrual, e em casos mais avançados da doença pode se sentir dor durante a relação sexual. Outros sinais e sintomas relatados são, dor e sangramento ao evacuar, sangramento fora do período menstrual, dor durante a ovulação. Mas como dito antes algumas mulheres com endometriose são assintomáticas. 
Infelizmente o diagnóstico da endometriose não é fácil. A análise do caso deve-se levar em conta o histórico, como a dor ou a infertilidade. O US intravaginal, pode-se mostrar casos de endometriose mais avançada, mas em algumas regiões não se consegue observar. Existe também um exame solicitado pelos médicos denominado CA 125, onde pessoas com endometriose pode ter ou não alteração desse exame, mas por ser um marcador tumoral, a sua alteração não é específica para endometriose podendo gerar dúvidas entre outras patologias tumorais. O diagnóstico concreto só é realizado por cirurgia, muito chato isso, né? A cirurgia pode ser realizada por laparotomia (corte semelhante a cesária) ou por laparoscopia (se faz 3 furinhos no abdomêm). Nem precisa dizer que por laparoscopia a invasão é menor, melhor e mais rápida recuperação. Ao realizar a cirurgia o tecido endometriose é retirado.
O tratamento mais conservador é o que os médicos chamam de bloqueio. Usa-se medicamento que suspendem a menstruação para que o foco de endometriose fique digamos que inativo. Normalmente mesmo depois da cirurgia usa-se os medicamentos. 
O mais importante é saber que mesmo com o procedimento cirúrgico, a endometriose não é curada mas sim atenuada. Liberam-se as aderencias e tentam ao máximo preservar o aparelho reprodutor, tentando dar mais qualidade de vida a mulher.
Agora, o que muitas de nós não sabemos: Por que a endometriose leva `a infertilidade, e a dificuldade para engravidar. Bom o conceito é básico, a endometriose é um tecido fibroso que se adere ao sistema reprodutor levando a destruição e obstrução destes. A reserva ováriana, as trompas e parede úterina ficam comprometidos principalmente nos casos mais severos, impedindo a gravidez.
Chegamos ao ponto mais importante. Se caso você se encaixa em umas das situações que levam a suspeita de endometriose (dores ou dificuldade para engravidar), procure imediatamente seu médico, e solicite que ele passe os exames. Lembre-se que se os exames não mostrarem nada, isso não significa o descarte da endometriose.
Vou contar como descobri que eu tinha endometriose apesar do meu caso ter sido bem peculiar:
Estava passeando com meu esposo e comecei sentir dores abdominais muito fortes e agudas. Fui hospitalizada e me diagnosticaram com apendicite. Me encaminharam para cirurgia (laparoscopia) e durante a cirurgia de apêndice o médico observou que meu útero apresentava um aspecto diferente compatível com aderências. Retirou o tecido estranho e como ele previa a biópsia deu endometriose grau 4 (avançada). Meu mundo desabou, nunca havia sentido cólicas fortes, e a possibilidade da dificuldade de engravidar acabou comigo. Fui no meu ginecologista da época e ele me receitou Zoladex durante 6 meses (injeções mensais), para gerar o bloqueio. Foram os piores 6 meses da minha vida. O medicamento leva aos sintomas da menopausa e é angustiante  esperar 6 meses, para saber se ai conseguiremos engravidar. Passado o término do medicamento quase 2 meses depois meu ciclo voltou ao normal e fomos indicados a um médico especialista em Reprodução Humana. 3 médicos, 3 mesmas opiniões: Sera difícil você engravidar sem tratamento. E no primeiro mes antes do início do tratamento: POSITIVO!
Hoje vivo acompanhando a endometriose e tentando engravidar novamente. Mas nada é tão fácil quanto parece! O importante é não desistir nunca!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Infertilidade Feminina




Seguindo o último post, vamos falar um pouco sobre a infertilidade feminina.
Um em cada seis casais, cerca de 10% da população, lidam com a infertilidade e em 40% o problema é feminino (outros 30% masculino e 30% ambos).
 Em primeiro lugar é importante dizer a fertilidade feminina reduz com o passar dos anos. Lembrando que nós mulheres já nascemos com toda nossa reserva ovariana e com o passar da da idade perdemos a qualidade dos óvulos. Lembram que eu disse sobre infertilidade e modernidade, industrialização? A mulher hoje em dia adia a maternidade para se dedicar a carreira, reduzindo  as probabilidades.
Estatisticamente a probabilidade de uma mulher de 25 anos engravidar nos primeiro 6 meses é de 75%, já uma mulher de 40 anos suas chances caem para 22%.
 Falemos então das causas mais comum de infertilidade. São elas Endometriose (que foi o meu caso, Graças a Deus já solucionado), Disturbios hormônais,  Sindrome dos ovários policisticos (SOP), obstruções anatomicas.
Falarei desses assuntos separadamente em novos post.
Lilypie Trying to Conceive 21 to 37 day cycle tickers


30.000 visualizações!

Muito bom poder compartilhar minhas aventuras, frustrações e conhecimentos com 30.000 pessoas!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Infertilidade X Esterilidade

Gostaria de começar a semana falando de um assunto extremamente doloroso, a infertilidade. resolvo escrever esse post pois reconheço o sofrimento de pessoas que sonham no dia que serão pais e não conseguem. O medo dessa possibilidade é angustiante eu sei pois já passei por isso. Resolvo então escrever um pouquinho para desmistificar esse assunto. Primeiramente diferenciar a Infertilidade da Esterilidade. 
Infertilidade é quando passado um determinado tempo sem contracepção ainda não se obtém a gravidez. Explicando melhor. O homem ou mulher ou ambos, possuem algum impedimento para conseguirem a gravidez. A infertilidade é associada a modernidade e a industrialização, digamos assim. Hoje em países e regiões mais desenvolvidas, a mulher adia a gravidez pela sua carreira deixando que o tempo a os hormônios levem a fatores causadores da infertilidade. Outras causas de infertilidade  tanto feminina quanto masculina podem estar relacionadas ao estress, tabaco, alcool, hábitos sendentários, todos fatores digamos associados a modernidade. Já a Esterilidade é quando a capacidade de gerar filhos é nula, sendo ela feminina ou masculina. Exemplos: Obstrução tubária total, ou azoospermia (falta total de espematozóide no esperma). 
Para simplificar, o casal (homem ou mulher) é considerado infértil quando existe algum impedimento para ocorrer a gravidez. 
Exemplos Causas da infertilidade 
Feminina: Endometriose, ciclos irregulares, SOP (síndrome de ovários policísticos), reserva ováriana diminuida, entre outras
 Masculina: Alterações no espermograma, seja ela de motilidade, vitalidade ou morfologia, ou impedimento do ato sexual, ou obstruções nos canais deferentes.
O mais importante é que grandes causas da infertilidade podem ser tratadas, por metodos cirúrgicos ou medicamentos. Após 1 ano sem uso de nenhum métodos anticonceptivo a gravidez ainda não chegou, procure seu médico e solicite exames para saber a causa da infertilidade. 
Os exames mais solicitados são: Ultrassonografia Intra vaginal, Histerossalpigografia (tenho um post do exame quando eu fiz), e espermograma. Além de exames hormonais.
Eu como cristã acredito que tudo se tem a mão Divina. Não quero criar tabu nem muito ser preconceituosa, mas espero ajudar alguns casais com a declaração a seguir. 
Hoje temos tratamento para quase todos os tipos de infertilidade, procure saber a sua dificuldade e trate-se o quanto antes. Para aqueles que por algum motivo não conseguem engravidar temos as opções de gravidez induzidas (abrirei um post em breve sobre esse assunto), que são com certeza uma benção na vida dos casais. Mas se realmente não existe opção para uma gravidez espontânea, ou condições financeiras para o tratamento (FIV ou IA), pensem com o coração, adotem um filho. Eu acredito que todos somos irmãos e que se um dia essa oportunidade chegar até você, abrace-a com toda força. Eu hoje, como mãe digo e acredito que todas as mães dirão a mesma coisa, o momento mais importante da minha vida foi o que eu abracei meu filho pela primeira vez, esse momento apagou os 9 meses, ficam lá atras. E eu garanto que cada momento cada fase com ele é muito maior do que o tempo que ele ficou na minha barriga, isso é ser mãe. Fica o recado.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Frase Felipe

Pensei que Felipe tinha ficado bem durante a minha hospitalização, mas qundo cheguei e a poeira de visitas abaixou recebi a seguinte frase: _Mamãe eu te amo! Eu não quero outra mamãe! Eu não vou perder você nunca!
Perdi a noção, tremi as pernas e imagina se eu chorei? 

Primeira sobremesa do Felipe


Ontem Felipe chegou da escola dizendo que a experiência culinária foi Mousse de Limão e que ele adorou. Pela primeira vez se interessou por fazer algo desse tipo. Fomos até a cozinha, peguei um banquinho e lá fomos fazer a mousse de limão. Ajudei nas mínimas coisas, ele foi me dizendo os ingredientes e colocando no liquidificador e depois apertou o botão para ligar, bem bonitinho e comportado. Depois de feito ele pegou 3 colherzinhas e ficou na sala esperando a sobremesa ficar pronta e o papai chegar  do trabalho, não é a coisa mais linda!  Está aí o resultado!





Ficou uma delícia!

Ansiedade!!!!!

Pintou novamente a ansiedade! Estou no meu período fértil e temos namorado bastante. To tentando não dar muito na cara, mas o estress já pintou! Seria fantástico se conseguissímos esse mês sem ajuda médica! Mas 1 ano, 12 meses, e 365 dias é mto tempo! Nos primeiros 6 meses eu estava até bem confiante, tranqüila, mas agora... O mais engraçado é que como ninguem sabe das nossas tentativas, as pessoas perguntam o tempo todo, quando vamos ter outro. Olha como o Felipe é sozinho, elas dizem! É de mais para minha cabeça! No demais tentarei me segurar e tentar curtir as 2 proximas semanas! Ai Meu Deus, me ajuda!
  

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que rolou no fds

Esse fim de semana estavamos em BH. Fui montar a festa das borboletas na Naiara, foi um espetáculo! Não havia ninguém que não elogiasse! Adorei fazer essa festa, e as pessoas perguntavam: vc fez tudo e aonde encomendou esses doces maravilhosos? e eu dizia: Eu fiz tudo inclusive os doces! Foi mto legal!
Mudando de pato para ganso! Essa semana é a semana das tentativas. Estou ficando mto frustrada pois esse mes faz um ano que retirei o DIU, não quero que isso comece a atrapalha meu planos, mas não posso evitar de pensar. Vou focar mais no próximo mes e desta vez eu juro que se não der certo voltarei no médico para refazer os exames. Prometo hoje não ficar estressada e manter a calma na TPM! Ai será?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Festa Borboletas



Está ai a causa do meu sumiço! Valeu a pena