quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ifertilidade Feminina: Endometriose

Essa mal afeta muitas de nós, cerca de 10% das mulheres sofrem de endometriose.  Para entender a endometriose precisamos entender o aparelho reprodutor feminino. 

Endométrio é a camada interna que reveste o útero, constituida da musculatura lisa. O endométrio sofre variações durante o ciclo menstrual, ele aumenta devido a ação de hormônios, para esperar o embrião e descama quando não há gravidez, acontecendo o que chamamos de menstruação. A Endometriose é caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da sua localização.
O tecido da endometriose por possuir a mesma constituição, sofrerá as ações hormonais como o endormetrio. Assim sendo, quando houver descamação/ sangramento do endométrio haverá também sangramento nos focos de endometriose. Esse sangramento fora do útero caíra na cavidade abdominal, irritando os tecidos e gerando dor.  Está ai a causa da dor, que caba com a qualidade de vida de tantas mulheres. Lembrando que em alguns casos não há presença de dor, como no meu caso.  Nesses casos a endometriose pode ser descoberta tardiamente através de exames para investigar a infertilidade. 
A localização da endometriose é diverssificada, mas os orgãos pélvicos são os mais acometidos, pode-se encontrar endometriose nos ovários, na parte externa e parede do útero (doença chamada de adenomiose), nas tubas uterinas, bexiga e no revestimento interno de todo o abdômen. Mas ainda há outros locais onde este tecido pode ser encontrado como a parede abdominal, diafragma, pulmões, trato urinário, intestino delgado, reto e outros menos freqüentes.


As causa ainda não são bem definidas mas são associadas a fatores hormônais, genéticos, imunológicos (muito vago isso!). Acredita-se que por alguma disfunção células endometriais sejam enviadas para fora do útero através das trompas, essas células se aderem aos tecidos (orgãos) desenvolvendo a doença.
O principal sintoma é a dor durante o período menstrual, e em casos mais avançados da doença pode se sentir dor durante a relação sexual. Outros sinais e sintomas relatados são, dor e sangramento ao evacuar, sangramento fora do período menstrual, dor durante a ovulação. Mas como dito antes algumas mulheres com endometriose são assintomáticas. 
Infelizmente o diagnóstico da endometriose não é fácil. A análise do caso deve-se levar em conta o histórico, como a dor ou a infertilidade. O US intravaginal, pode-se mostrar casos de endometriose mais avançada, mas em algumas regiões não se consegue observar. Existe também um exame solicitado pelos médicos denominado CA 125, onde pessoas com endometriose pode ter ou não alteração desse exame, mas por ser um marcador tumoral, a sua alteração não é específica para endometriose podendo gerar dúvidas entre outras patologias tumorais. O diagnóstico concreto só é realizado por cirurgia, muito chato isso, né? A cirurgia pode ser realizada por laparotomia (corte semelhante a cesária) ou por laparoscopia (se faz 3 furinhos no abdomêm). Nem precisa dizer que por laparoscopia a invasão é menor, melhor e mais rápida recuperação. Ao realizar a cirurgia o tecido endometriose é retirado.
O tratamento mais conservador é o que os médicos chamam de bloqueio. Usa-se medicamento que suspendem a menstruação para que o foco de endometriose fique digamos que inativo. Normalmente mesmo depois da cirurgia usa-se os medicamentos. 
O mais importante é saber que mesmo com o procedimento cirúrgico, a endometriose não é curada mas sim atenuada. Liberam-se as aderencias e tentam ao máximo preservar o aparelho reprodutor, tentando dar mais qualidade de vida a mulher.
Agora, o que muitas de nós não sabemos: Por que a endometriose leva `a infertilidade, e a dificuldade para engravidar. Bom o conceito é básico, a endometriose é um tecido fibroso que se adere ao sistema reprodutor levando a destruição e obstrução destes. A reserva ováriana, as trompas e parede úterina ficam comprometidos principalmente nos casos mais severos, impedindo a gravidez.
Chegamos ao ponto mais importante. Se caso você se encaixa em umas das situações que levam a suspeita de endometriose (dores ou dificuldade para engravidar), procure imediatamente seu médico, e solicite que ele passe os exames. Lembre-se que se os exames não mostrarem nada, isso não significa o descarte da endometriose.
Vou contar como descobri que eu tinha endometriose apesar do meu caso ter sido bem peculiar:
Estava passeando com meu esposo e comecei sentir dores abdominais muito fortes e agudas. Fui hospitalizada e me diagnosticaram com apendicite. Me encaminharam para cirurgia (laparoscopia) e durante a cirurgia de apêndice o médico observou que meu útero apresentava um aspecto diferente compatível com aderências. Retirou o tecido estranho e como ele previa a biópsia deu endometriose grau 4 (avançada). Meu mundo desabou, nunca havia sentido cólicas fortes, e a possibilidade da dificuldade de engravidar acabou comigo. Fui no meu ginecologista da época e ele me receitou Zoladex durante 6 meses (injeções mensais), para gerar o bloqueio. Foram os piores 6 meses da minha vida. O medicamento leva aos sintomas da menopausa e é angustiante  esperar 6 meses, para saber se ai conseguiremos engravidar. Passado o término do medicamento quase 2 meses depois meu ciclo voltou ao normal e fomos indicados a um médico especialista em Reprodução Humana. 3 médicos, 3 mesmas opiniões: Sera difícil você engravidar sem tratamento. E no primeiro mes antes do início do tratamento: POSITIVO!
Hoje vivo acompanhando a endometriose e tentando engravidar novamente. Mas nada é tão fácil quanto parece! O importante é não desistir nunca!

Nenhum comentário: