segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Infertilidade X Esterilidade

Gostaria de começar a semana falando de um assunto extremamente doloroso, a infertilidade. resolvo escrever esse post pois reconheço o sofrimento de pessoas que sonham no dia que serão pais e não conseguem. O medo dessa possibilidade é angustiante eu sei pois já passei por isso. Resolvo então escrever um pouquinho para desmistificar esse assunto. Primeiramente diferenciar a Infertilidade da Esterilidade. 
Infertilidade é quando passado um determinado tempo sem contracepção ainda não se obtém a gravidez. Explicando melhor. O homem ou mulher ou ambos, possuem algum impedimento para conseguirem a gravidez. A infertilidade é associada a modernidade e a industrialização, digamos assim. Hoje em países e regiões mais desenvolvidas, a mulher adia a gravidez pela sua carreira deixando que o tempo a os hormônios levem a fatores causadores da infertilidade. Outras causas de infertilidade  tanto feminina quanto masculina podem estar relacionadas ao estress, tabaco, alcool, hábitos sendentários, todos fatores digamos associados a modernidade. Já a Esterilidade é quando a capacidade de gerar filhos é nula, sendo ela feminina ou masculina. Exemplos: Obstrução tubária total, ou azoospermia (falta total de espematozóide no esperma). 
Para simplificar, o casal (homem ou mulher) é considerado infértil quando existe algum impedimento para ocorrer a gravidez. 
Exemplos Causas da infertilidade 
Feminina: Endometriose, ciclos irregulares, SOP (síndrome de ovários policísticos), reserva ováriana diminuida, entre outras
 Masculina: Alterações no espermograma, seja ela de motilidade, vitalidade ou morfologia, ou impedimento do ato sexual, ou obstruções nos canais deferentes.
O mais importante é que grandes causas da infertilidade podem ser tratadas, por metodos cirúrgicos ou medicamentos. Após 1 ano sem uso de nenhum métodos anticonceptivo a gravidez ainda não chegou, procure seu médico e solicite exames para saber a causa da infertilidade. 
Os exames mais solicitados são: Ultrassonografia Intra vaginal, Histerossalpigografia (tenho um post do exame quando eu fiz), e espermograma. Além de exames hormonais.
Eu como cristã acredito que tudo se tem a mão Divina. Não quero criar tabu nem muito ser preconceituosa, mas espero ajudar alguns casais com a declaração a seguir. 
Hoje temos tratamento para quase todos os tipos de infertilidade, procure saber a sua dificuldade e trate-se o quanto antes. Para aqueles que por algum motivo não conseguem engravidar temos as opções de gravidez induzidas (abrirei um post em breve sobre esse assunto), que são com certeza uma benção na vida dos casais. Mas se realmente não existe opção para uma gravidez espontânea, ou condições financeiras para o tratamento (FIV ou IA), pensem com o coração, adotem um filho. Eu acredito que todos somos irmãos e que se um dia essa oportunidade chegar até você, abrace-a com toda força. Eu hoje, como mãe digo e acredito que todas as mães dirão a mesma coisa, o momento mais importante da minha vida foi o que eu abracei meu filho pela primeira vez, esse momento apagou os 9 meses, ficam lá atras. E eu garanto que cada momento cada fase com ele é muito maior do que o tempo que ele ficou na minha barriga, isso é ser mãe. Fica o recado.



Nenhum comentário: