terça-feira, 31 de maio de 2011

Síndrome Disfórica e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual


Acho que achei o que eu tenho! rsrsrs


Síndrome Disfórica e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
A Organização Mundial de Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual como uma entidade patológica; enquanto isso a classificação norte americana já diferencia Síndrome pré-menstrual (Premenstrual Syndrome) da Desordem Disfórica Pré-Menstrual (Premenstrual Dysphoric Disorder). Esta deficiência, contudo, deverá ser corrigida na 11ª edição do Código Internacional das Doenças.
Não restam muitas dúvidas que existe um transtorno relacionado às fases do ciclo ovariano; quanto a serem dois distúrbios não se tem tanta certeza. Está sendo discutido e estudado se a Síndrome P-M e a Desordem Disfórica P-M são a mesma coisa, provavelmente sim.
Qual a diferença entre elas?
A Síndrome P-M refere-se às variações físicas e do humor nas mulheres. Surge uma a duas semanas antes da menstruação e desaparece no fim do fluxo menstrual. Este transtorno é tratado pelos ginecologistas. A Desordem Disfórica P-M não apresenta necessariamente a sintomatologia física enquanto a alteração do humor é grave o suficiente para interferir nas atividades rotineiras ou trabalhistas.
Trataremos aqui como uma só doença pelo nome mais comum em nosso meio: Tensão Pré-Menstrual (TPM).


A TPM é comum?
Aproximadamente 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, sendo que apenas 3 a 5% de forma grave a ponto de impedir a rotina ou o trabalho. Seu início ocorre em média aos 26 anos de idade e tende a piorar com o tempo. As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algum problema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As mulheres que tiveram depressão pós-parto (uma condição considerada benigna) também estão mais sujeitas.

Principais Sintomas

Psicológicos
Irritabilidade, nervosismo, descontrole das ações ou emoções, agitação, raiva, insônia, dificuldade de concentração, letargia (lentificação para fazer as coisas), depressão, sensação de cansaço, ansiedade, confusão, esquecimento freqüente, baixa auto-estima, paranóia, hipersensibilidade emocional, ataques de choro.
Gastrintestinais
Dores abdominais, inchaço, constipação, náusea, vômitos, sensação de peso ou pressão na pelve.
Dermatológicos
Acne, inflamações na pele com coceira, agravamento de problemas dermatológicos preexistentes.
Neurológicos
Dores de cabeça, tonteira, desmaios, entorpecimento, irritabilidade, sensação de zumbido, machucar-se facilmente, contrações musculares, palpitações, descoordenação dos movimentos
Outros
Aumento da retenção de líquido causando sudorese fácil, intumescimento das mamas, e ganho de peso periódico, diminuição do volume da urina (o que contribui para a retenção de líquido). Aumento da predisposição a alergias e gripes, alterações visuais (talvez devido a retenção de líquidos), conjuntivites (não necessariamente infecciosa), palpitações do coração, dores menstruais, diminuição da libido (desejo sexual), mudanças no apetite (para mais ou para menos), ondas de calor.


O que pode ser confundido com a TPM?
Causas psiquiátricas
Depressão, Distimia, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar.
Causas médicas
Anemia, Distúrbios autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doenças do colágeno.
Quais são as causas da TPM?
A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afetar os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando os diversos outros sintomas.

Como se identifica a TPM?

Durante o intervalo de 12 meses a mulher deverá ter apresentado na maioria dos ciclos pelo menos cinco dos sintomas abaixo:

  • Humor deprimido
  • Raiva ou irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Falta de interesse pelo que se costuma gostar
  • Aumento do apetite
  • Insônia ou hipersonia
  • Sensação de falta de controle sobre si mesmo
  • Algum sintoma corporal

Como se Trata a TPM?
Com modificação na dieta, aumentando-se a quantidade de proteínas e diminuindo o açúcar, o sal, o café e o álcool. Fazendo exercícios regularmente, evitando o estresse, suplementando a dieta com vitamina B6, cálcio e magnésio.
As alternativas medicamentosas são com contraceptivos orais e com antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina. Recentemente a FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso da fluoxetina para o tratamento da TPM nos EUA.

www.psicosite.com.br

TPM precoce!


Péssima notícia! Já estou de tpm precoce. Não posso acreditar, que todo mês vou sofrer assim! Dor de cabe ça, nas costas, cólicas chatas e dores nos seios. Sem contar com o choro excessivo,por coisas banais! Pois é, sei que os sintomas tb podem ser de gravidez, mas é mta coincidência sempre virem os sintomas na terça feira antes da bendida dar as caras! Poxa e eu que estava tão confiante! Mas não percamos a esperança e nem nos desesperamos. A vida é assim mesmo a cada ciclo novos aprendizados. Mas que sejam poucos! rsrs


segunda-feira, 30 de maio de 2011

CHEGA!


Qual o prazer as pessoas tem em fazer os outros sofrerem. Poxa vida, sou eu aquela que está sempre pronta a ajudar seja quem for onde for. Nunca negaria uma ajuda a uma amigo mesmo ele estando do outro lado do mundo! Mas sou cheias de defeitos. Sou extremamente exigente com td e todos, gosto que as coisas saiam do meu jeito e sim perco a paciência quando dá algo errado. E já que sou assim, pq as pessoas que eu amo não são capazes de me entender e parar de me fazer sofrer. Sabendo que sou sistemática por que ñ fazer comque as coisas fiquem como eu gostaria. Sabendo que eu me altero quando tenho razão por que não deixar para lá. Agora eu tenho que mudar! Para que? Para conviver melhor comigo e com as pessoas que sempre estão me fazendo chorar. Sinto muito! Sou muito amável, carinhosa e acho que meu principal defeitoe sempre pensar no próximo antes de mim! E que se danem meus amigos e minha família que me fazem sofrer. Agora não faço mais nada para ng antes de pensar em mim!

sábado, 28 de maio de 2011

Eu to tentando ser feliz


Eu Tou Tentando

Kid Abelha

Composição : George Israel / Paula Toller


...Eu tô tentando entrar em forma
Eu tô tentando enganar a morte
Eu tô tentando ser atuante
Eu tô tentando ser boa amante...

Eu tô tentando criar meu filho
Eu tô tentando fazer meu filme
Eu tô chutando prá marcar um gol
Eu tô vivendo de Rock'n Roll...

Eu tô tentando
Ser feliz (Ser Feliz!)
Eu tô tentando
Te fazer feliz...


sexta-feira, 27 de maio de 2011

6 anos de casamento!


Parece que foi ontem, meu tão sonhado dia de princesa. 6 anos! Quanta coisa passou, quantas emoções...
Me sinto iluminada e ainda completamente apaixonada! Abençoada e agradecida por tudo!
Te amo meu amor, obrigado pelos 6 anos de tantas alegrias!
Deixo a fotinha do dia especial.



Testes de ovulação - Temperatura Basal

havia postado um pouco sobre Temperatura Basal e estou sempre citando sobre as minhas peripécias de mensurações basais, mas gostaria de falar um pouco mais sobre esse tópico.
A temperatura do corpo sobe durante a ovulação devido a liberação de progesterona e está se mantém alta até o fim do ciclo, ou se ocorrer a fecunda ção. Tenho entrado em fóruns de conversas sobre o assunto e escuto muito as tentantes dizendo: "-Nossa sua temperatura tá alta tem bebê ai!" Gente, por favor! Se sua temperatura está alta acima de 37.5, você está é com febre e não necessariamente com um bebê. O que indica que o ciclo não está no fim não é se a temperatura está muito alta e sim se ela manteve estavelmente alta comparada com o início do ciclo. Por isso é importante medir a temperatura basal desde o início do ciclo para que hajam parâmetros de comparação. No mais eu estou achando um barato! Eu adoro experimentar coisas novas e como o primeiro mês medindo a TB está funcionando certinho quando comparados aos outros métodos. Vou colocar sites explicativos sobre aqueles que interessarem e também meu gráfico atual, que tá bem lindão!






quinta-feira, 26 de maio de 2011

Testes de ovulação - Cristalização da Saliva????

Essa é muito boa! Estava eu lendo as curiosidades internetianas, e me deparo com essa. Juro que essa é novidade! Olha que Temperatura basal, muco (Ovulação Billings, vamos falar depois), mas essa agora é nova. Cristalização da saliva!
Olha que eu pensei que já tinha ouvido falar de tudo. Bom, é o seguinte, parece que devido o aumento do estrógeno durante o período da ovulação aumenta-se os níveis de sais no organismo sendo bem evidente na saliva. A saliva então fica com um aspecto diferente quando analisada em microscópio, fica com aspecto de samambaia(estou dando risadas!!!).
Primeiro me pergunto como alguém teve a capacidade de pensar nisso como método de fertilidade. Muito legal, interessantíssimo mas, muito pouco prático convenhamos. Nada a condenar aquelas mulheres que compram um microscópio para fazerem o teste, mas como eu já havia dito, se você e se marido são saudáveis e estão com a pressão de não conseguirem engravidar, não adianta fazer teste assim. Faça algo mais prático como Temperatura basal ou muco, e se mesmo assim passado tempo não der certo o melhor é começar o tratamento com o US seriado acompanhando a ovulação, esse sim é garantido.
Mas oh, adorei! De qualquer forma mesmo não achando nada prático, vou postar a fonte de onde tirei as informações e de como se deve realizar o teste.

Para uso deste método observar as seguintes orientações:

  1. Deve-se coletar a saliva após duas horas sem comer, beber ou fumar.
  2. Lavar bem as mãos ou o coletor da saliva, assim com a lâmina do microscópio;
  3. Após a coleta estourar as bolhas da saliva com a ponta do dedo ou coletor;
  4. Esperar secar (uns trinta minutos) efetuar a observação e anotação;
  5. Efetuar a coleta e a observação duas vezes ao dia.


Pelo formato da imagem da saliva seca na lâmina, pode-se identificar:

- Período fértil = quando a saliva apresenta formato de samambaias;

- Período infértil = quando apresenta pequenas bolinhas;

- Período duvidoso = quando apresenta pequenas bolinhas e algumas samambaias, ou seja, indica que a mulher ovulou ou vai ovular nas próximas 48 horas.

Saliva tipo fértil
Saliva tipo infértil
Saliva tipo duvidoso


http://www.metodosnaturais.com.br

DOR DO MEIO?Mittelschmerz?HÃ?


Alguém já ouviu falar nesse nome: Mittelschmerz? Ou melhor, Dor do meio?
Pois é! Até mês passado eu juro que nunca tinha escutado falar sobre essa dita dor.
Mittelschmerz, em alemão, para nós a tradução é dor do meio, que nada mais é que a dor que se dá durante o meio do ciclo devido a ovulação. Quando ovulamos o folículo amadurecido se rompe e libera o óvulo.Durante a liberação pode ocorrer o contato de líquido do folículo com a cavidade peritoneal, causando a dor. Essa é a famosa dor de meio ou Mittelschmerz.
Essa foi a dor chata que me acompanhou ontem durante toda a tarde, mas eu já estava bem preparada então tomei meu companheiro de todas as horas, o buscopan composto e fui namorar! Olha se não vier positivo esse mês não será por falta de namoro!
Vamo, que vamo!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Não de usando termos comparativos, o primeiro filho é carregado do ineditismo, que de todos nós, tolos, nos fazem de super heróis de mentira, é a estréia, é o ensaio... O segundo personificar o amor deve ser a crença que vai haver flores, mesmo que não seja primavera, ele não vem carregado com o nosso egocentrismo. È generoso permite-se delegar a escolha de etapas tão importantes outrora, aceita a escolha de outras roupas, de outros novos brinquedos usados... O segundo filho...
Já vamos saber que as cólicas se amenizam apenas com um deitar de bruço, vamos saber que o mundo não e assim tão letal, tão cruel, que nem tudo e uma arma... Que o sofá ainda será mais rabiscado, que comer terra nem faz tão mal assim... Que os banhos não serão tão demorados... Primeiro filho é soma segundo é divisão e multiplicação, vai ser preciso multiplicar amor, atenção, dividir braços,... Segundo filho é menos pediatra, mais benzedeira... Menos zelo, mais pai, mais mãe, mais tios, menos avos... Mais carrinho menos colo... Dentes que caem, joelhos que se esfolam... Fim de reinado é casa cheia, mais fraldas de pano... Segundo filho é dobrar a quantidade de amar, que coisa engraçada é esta capacidade, ela fica ali como uma reserva, não há preparatório, vê - se, sabe e ame, não surge ao poucos, e feito comporta que se abre não mina, não brota, não cresce, já o amor o amor ao filho, a única coisa que já nasce grande... Talvez esta seja a mágica do segundo filho... multiplicar o que já era infinito..........."
Jovel

Subiu! Não é que a danada de temperatura basal deu uma subidinha. Tenho medido via vaginal e hoje ela foi para 36.5 sendo que estava se mantendo em torno de 36.1. Como ontem tenho a mais segura certeza que ovulei mantenho até então a confiança na temperatura basal. Só não pode cair.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sonhando acordada


Ontem pela primeira vez me peguei pensando! Logo serei mãe novamente ! Não que eu já não tenha aceitado essa idéia, mas é que novamente estou eu aqui me preparando para mais um sonho. Antes de engravidar do Felipe assim que resolvi escrever um blog, eu não conseguia parar de pensar um minuto em ser mãe e hoje eu estou tranqüila em relação a isso. Mas sempre decidimos que teríamos dois filhos e faríamos o possível para que os dois tivessem tudo da mesma forma igualmente. É claro que desta gravidez não seria diferente. Agora me pego sonhando acordada, imaginando um bebe, como serão seus olhos, sua boca, se ele se parecerá com Felipe. Tenho que confessar algo. Como o blog é meu eu posso falar, mas que isso não se venha contra mim! Quero uma menina! Não ficarei triste de nenhuma forma se tiver um menino, afinal, amo meu filho INCONDICIONALMENTE! Mas fico tão deslocada nas brincadeiras e na hora de comprar roupas. Gostaria de alguém para compartilhar sonhos comigo, e confesso que amaria arrumar o cabelo de uma menininha, comprar acessórios e coisas de meninas, ir no salão juntas e fazer a tão sonhada coleção de Barbies! Ai sou uma boba mesmo né?! Sei que nosso bebe já está na filinha lá do Papai do céu esperando para vir para nossa família. E sei que Ele sabe o que é melhor para nossa família, seja menina ou menino, que venha abençoado! Estamos esperando!

TB ñ sobe!


Mordi minha língua! Minha temperatura Basal não sobe! Sou super disciplinada e todos os dias meço a Tb no mesmo horário sem mudar nada e sem fazer nada. Mas ela não subiu. Sei que estou ovulando pois ontem senti as cólicas da ovulação as ditas dorezinhas de lado. Vou continuar medindo e ver se funcionou ou não. Mas o que importa e que namoramos bastante e combinamos de namorar muitooooo!!! iupi!!! É a parte mais legal de tentar engravidar, a gente namora com uma vontade!

Segue sites onde podemos medir e controlar a Temperatura Basal
http://www.mamanandco.com.pt/
http://www.fertilityfriend.com/

Amei essa imagem!!! é bem assim que a gente se sente!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fim de Semana no parque! Parque do Povo



Ótima opção para finais de semana. Parque do povo! Adoramos! Muito bonito, cheio de brinquedos, uma área verde muito bem conservada. Felipe adorou! Passamos uma manhã de domingo super agradável. Eu recomendo a todos que desejam fazem uma passeio legal em família, casais ou para relaxarem. O parque é grande e tem várias áreas de lazer muito bem conservadas. Eu não levei, mas tinham cachorrinhos, e pista exclusiva para bicicleta. Os brinquedos são o ponto forte! Eu recomendo! Só lembrem de levar água, pois lá não tem lugar próximo que vende.

Ovulação - teste Ovulação


Como tinha prometido anteriormente vamos fazer um breve relato sobre a atuação dos hormônios em cada estágio do ciclo feminino. Começamos pela ovulação. Muitas de nós (eu também), temos muitas dúvidas sobre está fase: -Será que eu ovulei? -Como medir minha Temperatura? -Minha temperatura não sobe? -Meu teste de ovulação não dá positivo! Todas essas dúvidas entre outras se dão por não entendermos o que acontece com os hormônios dentro do nosso corpo.

Ovulação é o processo no ciclo menstrual no qual o folículo ovariano maduro rompe e libera o ovo (ovócito ou gameta feminino) que participa da reprodução. Lembrando que o processo de amadurecimento de folículo é realizado pelo FSH (hormônio folículo estimulante). Falando pouco do estrógeno que estava sendo produzido pelos folículos, ele aumentou muito o endométrio e além disso aumentou também a quantidade de muco produzido na vagina, dando um aspecto viscoelástico. Olha aí aquele muco viscoelástico que aparece durante a ovulação! Com o estrógeno alto temos o pico do LH (hormônio luteinizante), esse hormônio irá liberar o óvulo. Atenção chegamos a parte mais importante. O LH forma um pico. Ele aumenta subitamente a cai da mesma forma. Como é ele que marca a
ovulação esse é o hormônio que detectado nos testes de urina ou saliva que costumamos fazer para saber se estamos ovulando. Esses testes, apesar um ritual para serem feito, quase nunca dão certo (desculpe-me os fabricantes), eu nunca usei, estou relatando o que me contam, mas faz todo o sentido! Se eles marcam o LH e este tem um pico rápido, como sei a que horas será o pico? Agora percebem porque a maioria ovula e os testes dão negativos! Algumas pessoas vão conseguir o positivo e vão namorar e tal, mas a grande maioria vai gastar dinheiro com o teste e infelizmente não vai conseguir a bendita listrinha. Mas namorar e tão ruim assim que precisamos de teste para fazer? Não consigo entender esse negocio?
Não saber o seu dia fértil por que é muito desregulada?É só namorar um dia sim
e outro não! A sobrevida de um óvulo é de 12 a 24 Horas dentro das trompas (super inespecífico), e os espermatozóides sobrevivem até 72 horas. Então dia sim e dia não é GOL! O resto é com Papai do Céu!
Com relação a Temperatura basal falerei depois.


imagens da ovulação foram capturadas pelo ginecologista belga Jacques Donnez
Essas imagens são espetaculares!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual na mulher é causado pela secreção alternada dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, pela pituitária (hipófise) anterior (adenohipófise), e dos estrogênios e progesterona, pelos ovários. O ciclo de fenômenos que induzem essa alternância tem a seguinte explicação:

1. No começo do ciclo menstrual, isto é, quando a menstruação se inicia, a pituitária anterior secreta maiores quantidades de hormônio folículo-estimulante juntamente com pequenas quantidades de hormônio luteinizante. Juntos, esses hormônios promovem o crescimento de diversos folículos nos ovários e acarretam uma secreção considerável de estrogênio (estrógeno).

2. Acredita-se que o estrogênio tenha, então, dois efeitos seqüenciais sobre a secreção da pituitária anterior. Primeiro, inibiria a secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, fazendo com que suas taxas declinassem a um mínimo por volta do décimo dia do ciclo. Depois, subitamente a pituitária anterior começaria a secretar quantidades muito elevadas de ambos os hormônios mas principalmente do hormônio luteinizante. É essa fase de aumento súbito da secreção que provoca o rápido desenvolvimento final de um dos folículos ovarianos e a sua ruptura dentro de cerca de dois dias.

3. O processo de ovulação, que ocorre por volta do décimo quarto dia de um ciclo normal de 28 dias, conduz ao desenvolvimento do corpo lúteo ou corpo amarelo, que secreta quantidades elevadas de progesterona e quantidades consideráveis de estrogênio.

4. O estrogênio e a progesterona secretados pelo corpo lúteo inibem novamente a pituitária anterior, diminuindo a taxa de secreção dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante. Sem esses hormônios para estimulá-lo, o corpo lúteo involui, de modo que a secreção de estrogênio e progesterona cai para níveis muito baixos. É nesse momento que a menstruação se inicia, provocada por esse súbito declínio na secreção de ambos os hormônios.

5. Nessa ocasião, a pituitária anterior, que estava inibida pelo estrogênio e pela progesterona, começa a secretar outra vez grandes quantidades de hormônio folículo-estimulante, iniciando um novo ciclo. Esse processo continua durante toda a vida reprodutiva da mulher.



Resumo







http://www.afh.bio.br

Ciclo Feminino


Recebi um comentário sobre temperatura basal, sobre a dificuldade de se mensurar essa, e também a dificuldade de detectar a ovulação através de outros testes. Esse é o maior desafio daquelas que desejam engravidar e não fazem controle através do US. Cada mulher tem um ciclo diferente no quesito tempo mas no geral todas passam pelo mesmo processo. É sobre isso que gostaria de falar hoje: FISIOLOGIA FEMININA! Nossa deixei o o assunto com cara de aula (que por sinal eu era uma excelente aluna de fisiologia)!Não quero deixar claro que não sou Phd em fisiologia feminina, eu sou apenas mulher, fisioterapeuta, mãe, tentante de mais bebê que vive mais uma vez intensamente a vontade de ser mãe e adora aprender e dividir experiências.
Irei fazer um breve resumo e colocarei uma postagem com maiores informações.

A anatomia do Sistema reprodutor feminino é composta pelo útero, ovário e trompas de Falópio. Nós mulhers já nascemos com nosso sistema reprodutor formado, já nascemos com todos os nossso folículos que poderão ser ovulados ao longo de
nossas vidas. Esses foliculos são pequenas células que ficam guardadinhas esperando sua hora. A cada ciclo menstrual esses folículos com estímulo de hormônios (já vamos falar) aumentam de tamanho e recebem outro nome, secundários e até maduros quando estão prestes a serem expelidos pelo ovário. O ciclo se inicia com a chegada da menstruação. Quando ficamos menstruadas nosso cérebro manda uma glândula chamada hipófise produzir um hormônio chamado FSH (hormônio folículo estimulante) o nome já fala por ele... Isso mesmo, ele irá estimular outros folículos a crescerem dentro do ovário. Faz todo o sentido, enquanto o endométrio descama seu ovário (muito esperto), prepara para liberar outro ovo maduro. Esses folículos em desenvolvimento vão estimular o ovário a produzir estrógeno, e o estrógeno reduz o FSH. Pensem como um ciclo, uma coisa que aumenta e impede a outra. Agora, se não
tem FSH para produzir, a hipófise não fica atoa, ela passa a estimular a produção do LH (hormônio luteinizante) . Vocês sabem quanto tempo se passou do início do ciclo até agora? Mais ou menos 14 dias! Opa! Isso diz alguma coisa! Isso mesmo! Esse é o Hormônio que vai liberar o ovo maduro. Com a alta concentração de estrógeno estimula o aumento do crescimento do endométrio e o pico de LH forma-se o que chamamos de corpo amarelo ou Luteo no ovário, que nada mais é que uma cicatriz que ficará no ovário após o rompimento do folículo, mas se ocorrer uma gestação esse corpo luteo será de extrema importância, pois ele produzirá progesterona para dar continuidade a gravidez até a formação da placenta. Caso não ocorra a gestação a progesterona inibe o FSH e o LH, ocorrendo a menstruação, e o ciclo começa novamente!
Afe, falei de mais! Mas não dá para falar de um assunto tão complexo em poucas palavras. Agora vamos falar de cada hormônio separadamente e cada situação em que ele se encaixa.





quinta-feira, 19 de maio de 2011

Chantagem de mãe!



Fiz uma coisa abominável! Uma coisa que sempre disse que nunca faria! Algo que eu e minhas irmãs sempre criticamos em minha mãe e sempre juramos nunca repetimos com nossos filhos: CHANTAGEM DE MÃE! Claro que minha chantagem foi muito levinha, mas não paro de pensar nisso, no medo que isso vire um hábito e que eu coloque um trauma na pequena grande cabeça do meu filho! risos.Hoje teremos que voltar ao dentista. Na última sexta feira fomos para uma avaliação e Felipe não se comportou como o filhinho da mamãe, pensando bem ele se comportou bem como ''filhiho da mamãe". Ele não gosta que mexam na boca dele, e apesar da infinita paciência da querida odontopediatra ela preferiu deixar a aplicação de flúor para hj. Bom, e eu como o carrasca do dia fui preparar meu filhote para o retorno ao dentista: _Filhão, sabe aquela tia legal que tem um monte de backyardigans no consultório, ela precisa escovar seu dentinhos para não dar cáries, aquele bichinho que você viu naescolinha! _ Não quero ver aquela tia , mãe! _ Mas filho a gente vai almoçar no Mc! _OBA! _ Mas, a mamãe só te leva se vc se comportar bonitinho tá bom?
Ai que feio eu fiz! eu nunca fiz isso! Nunca usei um artifício para conseguir outro, mas eu confesso que Felipe nunca me fez passar vergonha na frente de um profissional, ele sempre foi tão educado e com a dentista nova ele chorou e fez sua primeira birra! Acho que me
descompensei, mas agora a "Inês é morta" ! Vamos no Mc e vou manter o combinado, ou melhor a chantagem (ai que feio)!



terça-feira, 17 de maio de 2011

Temperatura Basal


Esse método é baseado na alteração térmica que o corpo apresenta quando ocorre a ovulação. A temperatura se eleva devido ao aumento da progesterona

Por ocasião da ovulação acontece uma ligeira queda na temperatura corpórea e após há uma elevação de aproximadamente 0,5 °C em relação às medidas basais (as da primeira fase do ciclo). Esta permanecerá elevada até a próxima menstruação.

O terceiro dia após a elevação da temperatura é considerado o fim do período fértil.

Bom, eu estou a medir todos os dias. Até então minhas medidas estão bem certinhas, vamos ver daqui alguns dias se ela mostrará realmente meu período!

Segue meu grafico dos últimos dias

Planejamento familiar


Ontem me peguei pensando se deveria colocar este post. Mas é algo tão presente na minha vida e da minha família assim como na vida dos meu amigos e de tantas outras pessoas que desejam constituir família. Planejar a família hoje é fundamental, não somente economicamente mas também uma forma de pensar na carreira profissional.
Quando nos casamos, há 6anos (isso mesmo já vamos para 6 anos no dia 27), tinhamos tudo planejado! Trabalhar, evoluir profissionalmente, comprar um "apertamento" maior, ter um filho, esperar alguns anos e depois ter outro. Falamos disso milhares de vezes! E deu certo! Foi só planejar! No nosso caso como no de vários tivemos vários obstáculos que tivemos que desviar conseguir nossos objetivo mas sempre focamos nossa família. Claro que como podem observar ainda não está completa ainda falta alguém, risos! Mas estamos tentando e planejamos isso!
Fica o recado...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

FDS com direito a três porquinhos...


Procuramos sempre todos os finais de semanas agradar a todos aqui em casa. Faz pouco tempo que compramos nosso apartamento e montamos ele do jeito que realmente queríamos, e claro que como todos a grana tá curta. A moda ultimamente são site de ofetas: pesca tubarão baleia e cia!!! meu e-mail além de spans, fica lotado destas ofertas agradabilíssimas de sushis e drenagens faciais! Bom, mas na semana passada recebi um desses e-mail de sites com uma oferta de teatro infantil: Os três Porquinhos! Gostei! R$12,00. Comprei. Teatro Bibi Ferreira, sábado e domingo `as 15:00 beleza. Tentei ligar durante a semana para marcar lugar e nada. No sábado liguei e o atendente disse que que sábado não tinha mais lugar somente para o domingo. Lá se vai o jogo da final do Paulistão do Corinthias! Meu marido falou "Tudo bem! Nós vamos ao teatro!" Achei tão legal! Chegamos antes, teatro tranquilo e no dia anterior não estava cheio, simplesmente por motivo de força maior, como anunciava o cartaz na porta não teve espetáculo. Felipe adorou a peça. A montagem é simples. Os atores são jovens mas dão contam com simplicidade de contar a história lindamente! O lobo parece que nasceu para ser o lobo! Não sou crítica de teatro galera! Não entendo nada de atuação, mas melhor que isso sou mãe! E amei ver os olhinhos do meu filho brilharem e suas perninhas balançarem quando o lobo aparecia! Para aqueles que forem ver, eu recomendo! Não esperem ver uma mega produção e sim uma histórinha bem legal contada de uma forma muita engraçada que vão divertir as crianças e os adultos.

Segue o cupom de desconto para os que quiserem levar os pimpolhos!




Recados Para Orkut - Click Aqui!

domingo, 15 de maio de 2011

Teste de gravidez nos anos 50


Nos anos 50 o teste de gravidez não era esta praticidade que vemos hoje em que você vai no laboratório colhe o sangue ou leva a urina e logo o resultado estará pronto, ou até mesmo vai até uma farmáciapede por um teste de gravidez e o balconista ou farmacêutico lhe traz um, você leva para casa e realiza o teste no conforto de seu lar.Usava-se antigamente para fazer o teste de gravidez a reação de Galli-Mainini, onde o sapo anunciava a gravidez, além é claro de quando beijado por uma princesa ele tinha que virar príncipe.O teste funciona basicamente assim: Coleta-se a urina da mulher com suspeita de gravidez, e ela deve evitar a ingestão de muitos líquidos para não diluir a urina.

Agora a parte mais difícil que é conseguir dois sapos, isso mesmo sapo (bufo), macho, com mais de 100 grama de peso. Primeiro injeta-se 10 ml de urina via subcutânea de modo a atingir o saco linfático do animal e se esta urina tiver o hormônio gonadotrofina coriônica (hCG) vai induzir a liberação de espermatozóides que são levados até a cloaca e se acumulam aí e na urina da bexiga.Decorrido a primeira ou segunda hora introduzir uma pipeta (um tipo de canudo) na cloaca do sapo e obter a urina ali alojada. Levar ao microscópio para analisar.

Caso seja positivo, aparecem espermatozóides semelhantes a finos riscos pretos, dotados de movimentos e uma fina cauda. Concluindo-se que a urina aplicada é de uma mulher grávida.

A positividade da reação é de 99,5% a 100% nas gestações de menos de quatro meses e depois do quarto ou quinto dia da amenorréia segundo Vallada.Até um sapo pode trazer boas notícias. Ufa, e viva a modernidade, não me imagino mexendo com sapo o dia todo no laboratório.Alguns laboratórios tinham uma pessoa responsável por caçar e trazer os sapos.

Mundo dos Gifs - Um mundo com mais vida!!!

http://www.plugbr.net/em-1950-o-sapo-anunciava-a-gravidez/

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ácido Fólico

Me esqueci de comunicar o uso do ácido fólico antes da tentativas começarem! Muitas futuras mamães tomam ácido fólico antes de engravidarem mas não sabem para que serve. Ácido fólico é uma importante substância que irá auxiliar no fechamento do tubo neural. Durante a embriogênese existem folhetos embrionários que irão dar origem aos tecidos e orgãos do corpinho do bebê. O tubo Neural é a parte central no corpo do futuro bebê. O Mal fechamento deste tubo pode levar a mal formações como: mielomeningoceles e anencefalias.
O mais importante é a prevenção e sempre que der programarmos a gravidez, pois o fechamento do tubo neural se dá em torno da 3 e 5 semana de gestação, ou seja, quando a maioria das mulheres descobre que está grávida, podendo ser tarde de mais para iniciar o uso do ácido fólico.



Segue algumas informações extras:

USO DE ÁCIDO FÓLICO

Os defeitos abertos do tubo neural (DATN) são anomalias congênitas que surgem durante o desenvolvimento cerebral e da coluna vertebral do embrião, como a anencefalia, espinha bífida e encefalocele. A anencefalia é incompatível com a vida, enquanto os outros defeitos abertos do tubo neural apresentam uma alta morbidade e mortalidade perinatal.

A incidência dos DATN se situa ao redor de 1/1000 nascimentos. Em gestantes com antecedente de terem gerado uma criança com DATN, o risco de recorrência aumenta para 35/1000. Nesses casos, a investigação do DATN no feto deverá ser iniciada precocemente através da determinação da alfa-fetoproteína no sangue da gestante e a realização do ultra-som morfológico.

O fechamento do tubo neural geralmente ocorre 24 dias após a concepção ou cerca de 6 semanas após a data da última menstruação, sendo o ácido fólico um micronutriente essencial nessa fase da organogênese. Em decorrência dessa precocidade do fechamento do tubo neural é MUITO IMPORTANTE conscientizar a gestante para que comece a fazer uso dessa substância bem antes de engravidar.

ATENÇÃO: As mulheres que iniciam o uso do ácido fólico somente depois de saber que estão grávidas estão praticando uma conduta totalmente errada, pois elas terão perdido um periodo importante da embriogênse sem necessária cobertura preventiva.

O ideal seria que TODAS as mulheres em período fértil e que não estejam em uso de contraceptivos façam uso de ácido fólico. Casos em que essa indicação se torna crucial e mais importante ainda seriam os casos de:

  • Mulheres que já tiveram um filho com este tipo de malformação (DATN)
  • Mulheres que fazem uso de medicamento que aumentam o risoco de DATN, como ácido valpróico e carbamazepina
  • Mulheres que são portadoras de diabetes tipo 1

A dose ideal do ácido fólico é de 5mg diariamente, iniciando seu uso pelo menos três meses antes de engravidar,e principalmente assegurando a continuidade do uso dessa substância até completar tres meses contados a partir do inicio da gravidez. No total seriam então seis meses de uso de ácido fólico. ( 3 meses antes e 3 meses após o inicio da gestação).

Algumas fontes de informação preconizam uma dose de apenas 0.4 mg ao dia de ácido fólico, porém ficou provado que essa dose oferece pouca proteção ao embrião em desenvolvimento. Calcula-se que um acréscimo na dose diária de acido fólico até 0,4 mg é capaz de reduzir os riscos de DATN em apenas 36%, um aumento até 1 mg/dia reduz o risco em 57%, enquanto que uma dose diária de 5mg tem a capacidade de reduzir o risco em cerca de 85%.

O que já está bem definido e o que ainda não está em relação aos efeitos preventivos do ácido fólico?

O papel do ácido fólico na prevenção de malformações do tubo neural está bem definido. No entanto, a prevenção de cardiopatias, malformações faciais e cromossomopatias que é atribuída por algumas fontes de informação ainda permanece incerta, sendo necessários maiores estudos para avaliar a ação do micronutriente na profilaxia de outras morbidades fetais. Constatou-se aumento do conhecimento de pacientes e profissionais de saúde envolvidos na assistência pré-natal sobre o papel do ácido fólico e, em particular, no seu uso periconcepcional especialmente em países desenvolvidos. Assim, apesar dos programas de fortificação implantados em alguns países desenvolvidos terem sido eficientes em reduzir de forma significativa a incidência dos DATN, no Brasil, precisam-se considerar as variações regionais e promover melhor a suplementação farmacológica do ácido fólico periconcepcional.

Como o ácido fólico age no organismo?

O ácido fólico é um micronutriente que apresenta papel fundamental no processo de multiplicação celular. O folato interfere com o aumento do volume dos eritrócitos, o alargamento do útero e o crescimento da placenta e do feto. Atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos, síntese de purinas e pirimidinas e dos ácidos nucleicos, DNA e RNA, sendo vital para a divisão celular e síntese proteica. É predominantemente encontrado em vegetais verdes, legumes, feijão, frutas cítricas, entre outros, como espinafre, lentilhas, grão de bico, aspargos, brócolis, ervilha, couve, milho e laranjas.

A deficiência de folatos está associada a um acúmulo sérico de homocisteína, podendo encontrar-se associado à síndrome hipertensiva da gestação, ao descolamento placentário, a abortamentos espontâneos de repetição, partos prematuros, a baixo peso ao nascimento, doenças crônicas cardiovasculares, cerebrovasculares, demência e depressão . Quanto às anomalias congênitas, há consenso na literatura que a reposição periconcepcional de ácido fólico previne os defeitos abertos do tubo neural (DATN), sendo motivo de controversia em relação a outras anomalias

O baixo consumo na dieta, distúrbios gênicos, tabagismo, uso crônico de contraceptivos hormonais orais, diabetes, uso de medicações anticonvulsivantes, gemelidade são alguns fatores relacionados a concentrações séricas reduzidas de ácido fólico O mecanismo pelo qual o ácido fólico previne os DATN ainda não está completamente. esclarecido. É possível que a reposição do folato trate uma deficiência nutricional previamente instalada ou sua ingesta compense a deficiência dos indivíduos em metabolizá-lo. Estudo recente evidenciou que uma em cada sete pessoas pode ser portador uma mutação genética que provoca deficiência de ácido fólico, mesmo quando a alimentação contém a quantidade recomendada do micronutriente. Indivíduos portadores destas mutações podem apresentar dificuldades de metabolização dos folatos comprometendo, assim, a absorção e diminuindo os níveis de ácido fólico no sangue e, por consequência, ter um maior risco de gestação acometida por defeito de tubo neural .

Fonte de consulta:

Marcelo Marques Souza Lima et al: Ácido fólico na prevenção de gravidez acometida por morbidade fetal: aspectos atuais. FEMINA | Outubro 2009 vol 37 nº 10

Finalmente o FIM



Fim da monstruosa e ainda com colicas! Ai meu Lorde! Bom assuntos bons deixemos os probleminhas de lado! Estou firme e forte com a temperatura basal, rsrsrs
Isso mesmo, acordo todos os dias e meço minha TB. Até então deu 36, 1 todos os dias. Será normal isso?
Mas vamos lá estamos no 4 dia de Tb estou bem confiante. Agora os treinos vão começar! hahaha Imagina se não estamos gostando da idéia?
rsrsrsrs

Mensagens para Orkut

Acompanhe tudo sobre Felicidade! em Recados Online.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011


O que é que deixaremos aos nossos filhos? Que é que fica para os nossos filhos, dos pais que tiveram? O mais importante, sem dúvida, é as horas que lhes dedicámos, o tempo que partilhámos as nossas vidas com eles, contando-lhes coisas de família, ensinando-lhes velhas tradições, divertindo-nos e descansando com eles, ouvindo a s suas preocupações e ajudando-os a resolver os seus conflitos pequenos e grandes.

(Aquilino Polaino-Lorente)


Meu mundo está VERMELHO!


Bom, depois de 3 dias de infinitas borras, minha menstruação desceu hoje a noite. Estava tão desencanada que esqueci de colocar absorvente na hora de dormir e acabei sendo desagradavelmente surpreendida!
Com aquele humor que oscila, há mais de uma semana (ng me suporta de TPM!) eu e Marcelo decidimos pegar pesado nesse mês! Vou fazer temperatura basal, teste de muco, tudo direitinho para esse mês vir! Estou super confiante! Segue a partir de hoje um diário com todos os dias desse mês.