quarta-feira, 28 de maio de 2008

AMAMENTAÇÃO!

Resolvi escrever um tópico sobre amamentação, pois amamentar mudou minha vida!


Há 11 anos, sofri uma cirurgia de redução das mamas, a dita mamoplastia redutora. Tinha eu apenas 14 anos mas meu caso era considerado gigantomastia, aumento excessivo das mamas. Fiquei muito feliz na época afinal eu adolescente estava realizando um sonho de anos. Poder usar mini blusa e finalmente desfilar pela praia com um biquíni.



Mas quando veio o desejo de ser mãe, essa euforia mudou. Quando se é submetido a esse procedimento cirúrgico, as glândulas e os ductos mamários são seccionados, muitas vezes impedindo o produção ou a eliminação do leite! Comecei a desencanar e pesquisei quais as chances de conseguir amamentar meu filho. Sabia da possibilidade remota e decidi que iria amamentar por sonda, um processo bem mais trabalhoso, que se resume em colocar uma sonda ligada a uma seringa com leite no seio,assim o bebe suga o seio e o leite vem da sonda!



Bem, quando estava com 7 meses comecei a sentir um leve formigamento nos seios, algo diferente de tudo que eu já havia sentido! Ao pressionar o bico do meu seu para minha grande surpresa eu estava produzindo colostro! Minha alegria não tinha fim! Ali minhas chances aumentaram pois sabia que eu poderia produzir leite! Conversei com meu médico e ele me disse que minhas chances de amamamentar aumentaram, porém, poderia encontrar dificuldades pelo caminho como leite empedrado e mastite, causados pela retirada dos ductos (mesmo produzindo leite, este não sairia). Então novamente desabei! Mas não desisti! Claro que com sempre precavida, procurei ajuda e comprei bicos e mamadeiras mais apropriados para se algum dia eu viesse a conseguir amamentar.



Na maternidade, quando o Felipe nasceu, ele veio para o quarto e a enfermeira já insistiu para que ele iniciasse a sucção. Mas ele com aquele soninho não quis saber de nada. Pela segunda vez, ele também não quis. Mas algo me ajudou muito. Não estava nervosa. Me preparei psicologicamente para que se não conseguisse tudo ficasse bem! Estava calma e completamente realizada por tudo estar bem com meu filho!



Na terceira vez, era finalzinho da tarde, eu já tinha me levantado e sentado na poltrona, a enfermeira me ajudou a posiciona-lo e ele já buscando o seio conseguiu sugar pela primeira vez. Quanta alegria! Me sentia realizada em te-lo no meu colo sugando com vontade e retirando o colostro do meu seio! Já sabia das posições e de como deveria ser a prega da boquinha no mamilo. Acho que isso foi essencial para o meu sucesso!



Deixei ele mamar livremente e de 3 em 3 horas oferecia o seio e ele após mamar adormecia. Para mim não havia satisfação maior. Mas ainda havia um complicante. Normalmente o leite da mãe só desce no 3o dia após o nascimento do bebê. No 3o dia senti meu seio se encher e ficar quente. Pensei em Deus e pedi que tudo desce certo, que meu leite não empedrasse. Eu também coloquei aquelas conchas de amamentação que deixam o leite fluir e permitem a formação de bico, além de evitar rachaduras. Que maravilha! Tudo deu certo e meu leito desceu e com o tempo não tive empedramento nem as terríveis rachaduras. O Felipe aprendeu a mamar direitinho, pegava todo o mamilo e fazia o movimento de ordenha perfeitamente! Meu leite desceu e eu estava extasiada com tanta novidade!



As pessoas as quais eu comentava não acreditavam! A pediatra que nos atendeu no hospital após eu ter contado que fiz mamosplastia perguntou: " Mas ele mama como?" no seio respondi. E ela: "Nossa que bênção!". É realmente uma bênção! Consegui amamentar e hoje meu filho com um mês está ganhando peso acima das expectativas! Não precisamos entrar com leite complementar e eu fico toda toda cheia de orgulho!



Então aqui vai uma dica, para aquelas mães que estão passando pela mesma situação! Não fiquem ansiosas para conseguir amamentar! Todo laço de mãe e filho são válidos, mesmo que não seja pelo seio! O importante e nunca desistir e se preparar para todas as ocasiões! Busque ajuda de profissionais (no meu caso devo agradecer a minha nutricionista que me deu dicas valiosíssimas), e de alternativas (eu indico as conchas de amamentação, para mim foram ótimas)!



Mas se depois de todas as alternativas, não der certo não se sinta culpada ou menos mãe! Seu elo com seu filho irá existir de qualquer forma, afinal existem MÃES que mesmo não tendo carregado seu filho na barriga nem mesmo amamentado, são verdadeiras mães! O que não pode ocorrer são aquelas mães que tendo tudo para amamentar não gostam ou simplesmente não querem!



Fica aqui meu relato de como eu consegui amamentar meu filho, com fé em Deus e confiança!




A primeira vez que o Lipe mamou! A cara da mamãe é de cansaço pós-cirurgico,


mas o coração estava batendo forte de tanta alegria!



Finalmente consegui um tempinho para postar! Ainda estou mto apegada com o Felipe! Não consigo desgrudar dele um só instante! Agora ele está dormindo como um anjinho!

Ontem fomos a pediatra e graças a Deus tudo está correndo a mil maravilhas! O Lipe tem tido cólicas, mas nada que um Luftal, uma bolsinha de água quente e um colinho de mãe não resolva! Engordou 730 g e cresceu 1,5 cm,(agora pesa 4.045g e mede 52 cm) já tá virando hominho! Agora ele já está quase controlado a cabecinha e já passa mais tempo acordado interagindo com a gente e com brinquedinhos. Às vezes pego ele no carrinho brincando com as próprias mãozinhas! Uma graça! E eu só babando!



Ontem eu e Marcelo fizemos 3 anos de casados! Ainda não tenho dado muita atenção a ele. Espero que ele entenda meu cansaço! De qualquer forma sinto me realizada em meu casamento, sou muito feliz ao lado do meu marido. Ele definitivamente me completa!


Obrigada meu amor por me fazer a

mulher mais feliz do mundo!



quarta-feira, 14 de maio de 2008

Coruja eu????


E não era para ser
com essa coisa mais linda?

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ser mãe

Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração!

Ser mãe é ter no alheio lábio que suga,

o pedestal do seio, onde a vida,

onde o amor, cantando, vibra.

Ser mãe é ser um anjo que se libra sobre um berço dormindo!

É ser anseio, é ser temeridade,

é ser receio, é ser força que os males equilibra!

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,

espelho em que se mira afortunada,

Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!

Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!

Ser mãe é padecer num paraíso!

Por: Coelho Neto


Parabéns para todas mães! Principalmente para a minha, que agora que sou mãe a-valorizo a cada dia mais!

Amo muito você!!!!

domingo, 11 de maio de 2008

Feliz dia das Mães!!


Meu primeiro dia das mães!

Quanta alegria em pegar meu filho no colo e dar-lhe de mamar! Minhas noites de sono perdidas estão valendo a pena, pois é só olhar no rostinho puro que me esqueço do cansaço.

Parabéns a todas as mães! Pois ser mãe não é fácil, mas é a melhor coisa do mundo!