quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Liguei para meu médico na segunda-feira e apesar de não ter falado com ele, a sua secretaria, me mandou o recado, dizendo que meus exames estão aumentando e pediu que já iniciasse os hormônios da gravidez. Acho que ele quis dizer que está tudo correndo bem. Mas de qualquer forma ele me pediu que fizesse um Beta na próxima segunda, para ver se o bebê está direitinho!
É claro que vai estar tudo bem!
Eu estou me sentindo ótima! Tenho azia, sono á tarde, vontade de fazer xixi... Todos os sintomas iniciais da gravidez!!!!
Já consigo sentir o bebê! Claro que ele ainda não se mexe! Mesmo sendo tão pequenino, eu sei que ele está aqui, e que não vai querer sair tão cedo!
Fico feliz a cada dia mais, sinto-me renovada, cheia de vida! E completamente apaixonada pelo meu bebê.

terça-feira, 28 de agosto de 2007


Saiu o resultado do beta de ontem: 176.5!!!
Que bom está tudo correndo bem com o bebê! Obrigada meu Deus, obrigada minha Nossa Senhora!
Liguei para meu médico e ele me mandou tomar os hormônios para continuara a gravidez. Ainda não sei quando farei o primeiro US, mas estou ansiosa.

A pressão está grande. Já estou com o rosto redondo. Ontem minha prima, pela web cam, me disse que meu rosto estava de lua, e que isso era o primeiro sinal de gravidez. Pensei que minha mãe tivesse contado para ela, mas ela me disse que não.

Ontem conversei com minha madrinha. Ela está em choque! Não acreditava que eu tivesse feito o exame no dia que o embrião implantou! Realmente, foi muito inesperado!

Mas agora está tudo bem. Estou me sentindo ótima, exceto, pela vontade de chorar, por coisas bobas. Ontem meu marido disse que vamos fazer compras para o bebê na rua dos fraldeiros, que é como se fosse uma 25 de março de bebê. Não sei por que mas chorei, pensei que ele estava se desfazendo do bebê.

Amanhã vou comprar uma roupinha bem linda para meu bebê! Vai ser a sua primeira roupinha.

Obrigada meu Deus por essa oportunidade!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Para meu bebê

Meu anjinho,
Finalmente você está aqui, dentro da mamãe. Não me importa se você demorou, na verdade você vei no momento exato. Estou tão feliz, tão radiante. Parece que nasci de novo...
Todos estão muito felizes com a sua chegada. Os seus avós, estão super ansiosos para contar para todos da família, mas a mamãe e o papai pediram para eles esperarem você ficar maiorzinho. Quando a mamãe for te ver pelo US e escutar seu coraçãozinho bater, ai sim, vamos contar para todo mundo, e mostrar toda nossa felicidade!

Por enquanto vamos aguardar. Você será nosso segredo mais bem guardado! Nosso tesouro mais valioso.

Eu sei que todos falam que ainda é perigoso. Mas coração de mãe sabe e sente. Você, permanecerá aqui, dentro da mamãe até a hora de você nascer! E depois será só alegria!

Amo você meu bebe, e tenho certeza que está feliz aqui, com todos nós!

Você, meu presente de DEUS!


Hoje fui fazer novamente o exame de beta hcg! Preciso que a taxa hormonal aumente para saber se meu bebe esta se desenvolvendo bem! Imagina se eu estou ansiosa?
Dá uma vontade de sair contando para todo mundo gritando que serei mãe! Mas temos que nos segurar, afinal ainda está bem no comecinho!
A partir de hoje começarei a postar o desenvolvimento do meu bebê. A cada semana de gestação vou contar o q esta acontecendo com ele. Vai ser super divertido!
Me Deus, meu Pai, nos ajude nessa hora. Faça com que tudo ocorra bem! Que nosso filho nasça com saúde!

Oração à Nossa Senhora

Querida Mãe!

Vós, que nos amais

e nos guiais todos os dias;

Vós, que sois a mais bela das Mães,

a quem eu amo com todo o coração!

Eu Vos peço, mais uma vez.

que me ajudeis a alcançar esta graça,

por mais dura que ela seja!

Peço-lhe que tudo ocorra bem com minha gravidez.

Que meus resultados sejam bons e que

meu bebe possa se desenvolver normalmente

Sei que Vós me ajudareis

e me acompanhareis sempre,

até a hora de minha morte.

Amém!




sábado, 25 de agosto de 2007

EU ESTOU GRÁVIDA!!!

Meu DEUS!!!


EU ESTOU GRÁVIDA!!!








Não estou acreditando.


Ontem fui fazer os exames de taxas homonais e depois fui para o médico, com a expectativa de começar o tratamento indutor. Quando cheguei e fui fazer o ultra-som, meu endometrio tinha aumentado, e meu médico disse que precisaríamos conversar. Ele consegui ver meus exames pala Internet e percebeu que meus hormônios ao invés de diminuírem eles aumentaram! Ele me disse que poderia ter sido uma gravidez e eu perdido o bebe por causa do sangramento da semana passada! Fiquei em choque! Mas ele disse que eu poderia estar grávida! Não conseguia para de chorar, só pensando que eu tinha perdido um bebê.


Meu médico então ligou para o laboratório e pediu que fossem feitos Beta HCG das amostras de sangue de segunda e de ontem. A noite eu já desesperada por notícias, meu médico me liga dizendo que eu estou GRAVIDA!!!!


Devo ficar alerta pois ele me disse que essa gravidez poderia ser de risco, mas que também poderia evoluir normalmente! Pensamento positivo fé em Deus e em Nossa Senhora!


Meu Deus, obrigada por essa oportunidade!


Ainda não acredito que serei mãe!!!!!

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Frase do dia






"O Futuro pertence àqueles que acreditam
na beleza de seus sonhos."



Elleanor Roosevelt
Ontem tive uma ótima notícia!!!!
Vamos nos mudar de SP! Meu marido será transferido! Por enquanto não posso dizer para onde vamos, infelizmente, mas posso dizer que é um lugar lindo para se morar! Estou muito empolgada! Vai ser bom pensar em mudanças, para desviar um pouco meu pensamento!
Meu ciclo ainda não acabou. Ele vai e volta. Amanhã farei os exames novamente e à tarde irei ao médico. Tomara que dê tudo certo para iniciarmos o tratamento para indução.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Mãe para expressar meu amor deixo aqui essa imagem que me faz lembrar muito de nós duas!

Amo você!

Hoje é aniversário da minha mãe!!!!

Parabéns mamãe!!!!

Para minha mãe...

Mãe...

Não importa cor ou credo...

Rica ou pobre...

Mãe é sempre mãe...

Sempre presente

Na dor,na doença, na alegria,

Em cada momento da nossa vida

Lá está ela já com algo em mente

Mãe querida, amada, sofrida...

Ignora as discriminações da sociedade

Em prol do seu amor e se preciso for

Da a sua própria vida

Esquece-se de si mesma

Por desejar a vitória do filho

E ao vibrar com as vitórias alcançadas

Nem se lembra de seu próprio mérito

Mãe é como uma flor...

É carinho, cuidado, proteção,

Compreensão, doação, perdão...

Mãe resume tudo o que é amor!

Mãe é a própria canção de amor,

Tocada suavemente em nossos corações...

Agradeço a você mãe

Todo o amor por minha vida!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ontem fomos ao médico, e para minha grande surpresa ao realizar o ultra-som, meu endometrio ainda não havia descamado, ou seja, ainda não fiquei menstruada de verdade. Esse sangramento não tem nada a ver com a menstruação. De qualquer forma vamos ter que esperar até o final da semana para dar continuidade ao tratamento. Fiquei triste na hora, mas pensando bem o que são 3 dias para que já espera há 9 meses! O pior foi que meu médico me perguntou se eu já não estava grávida, por que meu endometrio estava muito grande. Daí sim eu fiquei doida! Compramos um teste de farmácia para tirarmos a dúvida, mas infelizmente deu negativo!

Já estou me acostumando, não que eu esteja desistindo, simplesmente não quero me iludir mais.

Quero viver normalmente, sem ansiedade, sem me pressionar. Quero entregar minha vida nas mão de Deus, e o que for para ser será!

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Frase do dia


"Você têm que sonhar antes que seus sonhos
possam tornar-se reais."
Abdul Kalam


Mais uma segunda-feira. Estou me sentindo um pouco melhor. Fiquei sabendo uma ótima notícia! Minha madrinha e minha avó virão para São Paulo em Outubro! Fiquei super alegre.

Hoje já fiz meus exames e irei ao médico à tarde. Vamos iniciar o tratamento hoje. Serão mais medicamentos. Mas isso não me importa, eu só quero que funcione!

Ontem, como de costume fomos à missa. Me emocionei, chorei todo o tempo. Ontem o sermão foi sobre Ascenção de Nossa Senhora, que foi comemorada no último dia 15. Lindo! O evangélio, citava Isabel, prima de Maria, mãe de João Batisa. Isabel, uma mulher velha sonhava em ter um filho e por milagre de Deus engravidou, e seu filho, João, acompanhou Jesus e os ensinamentos de Deus. O padre em sua homilia disse que como no caso de Isabel, nada era impossível. Aí sim eu comecei a chorar de verdade!

Era impressionante a quantidade de grávida presente na igreja. E para completar senta ao meu lado uma babá com dois gêmeos no colo, lindos, um menino e uma menina. Fiquei alegre com a presença das crianças ao meu lado, mas meu coração estava do tamanho de um alfinete.


Sei que é péssimo sentir inveja, mas eu classifico a minha inveja como a inveja boa. Não desejo mal a ninguém, apenas quero que a minha hora também chegue.


Oceanos são feitos de gotas d'água

Para ser ouvido, fale.

Para ser compreendido, exponha claramente as suas

idéias sem jamais abrir mão daquelas que julga

fundamentais apenas para que os outros o aceitem.

Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso,

a auto-realização antes do dinheiro,

fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.

Nenhum reconhecimento externo vai substituir a

alegria de poder ser você mesmo: status é comprar coisas

que você não quer com o dinheiro que você não tem a fim de

mostrar para gente que você não gosta uma pessoa que você não é.

Nada tem graça se não for bom para o seu corpo,

leve para o seu espírito e agradável para o seu coração.

Para conseguir, tente sem pensar que o êxito virá logo da primeira vez.

Cuide de ter saúde, energia, paciência e determinação para continuar

tentando quantas vezes forem necessárias.

Mas ao perceber que já fez tudo o que pôde -

ou até mesmo um pouco além - mude de alvo para não se tornar,

em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso.

Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos

e erros que cometer, aprenda com eles e,

a partir deles, programe suas próximas ações.

Nunca se deixe iludir que será possível fazer tudo num dia

só ou quando tiver todos os recursos: tal dia nunca virá.

Para manter-se motivado, sonhe.

Para realizar, planeje, pensando grande e fazendo pequeno,

um pouco a cada dia e todos os dias um pouco,

porque são pequenas gotas d'água que fazem o todo grande oceano.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Não foi desta vez...

Não foi desta vez! Infelizmente minha mestruação veio hoje! Estou me sentindo péssima! Não imaginei que fosse sofrer tanto, afinal essa foi minha primeira tentativa! Não consigo para chorar.

Já liguei para meu médico e vou iniciar a indução da ovulação nos próximos dias. Agora as minhas chances de ser mãe iram aumentar.

Hj meu dia esta cinza, não quero ver e nem conversar com ninguem, quero somente ficar sozinha, trancada no meu mundo, sonhando com o sorriso do meu filho, que tem sido a única coisa que me dá conforto!

Quero dizer bola pra frente, mas neste momento só me passa tristeza em meus pensamentos.




Tristeza

Tristeza

A tristeza maltrata.

Apunhala.

Desgasta.

Incisiva ferida.

Tatuada no rosto,

expressão de desgosto.

É rasgo na mente.

Buraco n'alma.

A tristeza é estreito repercurte

na vida daquele que deveras , sente!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PARANÓIA

Mais uma paranóia! Mais uma vez, a curiosidade matou o gato! Meu médico me disse que o remédio do bloqueio não interferiria se estivesse grávida. Bom, hoje fui ler a bula do medicamento, e lá diz: "esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possa engravidar durante o tratamento, por poder causar má-formações fetais." E essa agora!
Fiquei doida. Não sei o que pensar! Ainda não está no dia de vir minha menstruação e sinto dores nos seios, que é normal quando estou para ficar menstruada. Liguei para meu médico para esclarecer os efeitos do remédio, espero seu retorno para tirar minha dúvidas.
Vou ficar doida!
Amanhã vou fazer meu primeiro beta. Não vou esperar o dia 20, não aguento mais.
Sei que é ser muito ansiosa, mas eu preciso saber!
Amanhã volto com a notícia. Ah meu Deus, me ilumine, faça o que for melhor para nós!

Frase do dia

"Quanto maiores são as dificuldades
a vencer, maior será a satisfação."

Cícero

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Frase do dia

"Nenhuma grande vitória é possível sem que
tenha sidoprecedida de pequenas vitórias
sobre nós mesmos".

L. M. Leonov
Comecei o tratamento de bloqueio no último domingo. Serão injeções diárias durante aproximadamente 28 dias. Isso se der certo de primeira. Se não der, no próximo mês fazemos tudo outra vez. Estou me sentindo diferente, angustiada, mal-humorada, não sei se por efeito do hormônio.
Já se passaram 9 dias da data estimada da minha ovulação, e eu estou me segurando para não fazer um beta. E isso só esta me deixando mais angustiada. Minha mestruação esta marcada para vir dia 20, mas como fiquei tanto tempo bloqueada tenho receio que meu ciclo mude de tempo. Engraçado, tanto disse que queria ficar menstruada, e agora rezo dia e noite para não ficar.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

"Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade...''

Clarice Lispector

Frase do dia


"O sonho e a esperança são dois calmantes que a
natureza concede ao ser humano."

Frederico I

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Dia 12 de agosto: Dia dos pais


Ser Pai

Ser Pai


Ser pai é ser companheiro,construindo no ninho familiar a
grandeza dos filhos,para alicerçar valores que edificam a sociedade.

Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com
mãos delicadas, para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.

Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.

Ser pai é ser fonte de vida, inaugurando nossa história com gestos de
amor, renovando perenemente a herança da criação.

Ser pai é ser poeta, declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.

Autor Desconhecido
Neste último domigo foi dia dos pais...
Claro que não poderia deixar de posta uma homengem aos nosso grandes heróis...
Como meus pais são separados, papai do Céu me deu de presente dois pais. Privilegiada eu, né?
Além de dois pais, outras figuras paternas maravilhosas fazem parte da minha vida. Então, quero deixar aqui também uma homenagem aos meus outros pais maravilhosos: Vô Toninho, Tio Dudu, João (pai do Marcelo). Obrigada, pelo amor e carinho! Afinal não é qualquer um que tem tanto amor de pai!
Amo vocês!

sábado, 11 de agosto de 2007


Ouse sonhar...

Pois, só os sonhadores vêem o amanhã.

Ouse fazer um desejo,

Porque desejar abre caminhos para a esperança

E ela é o que nos mantém vivos.

Ouse buscar as coisas que ninguém mais pode ver.

Não tenha medo de ver o que os outros não podem.

Acredite em seu coração e em sua própria bondade,

Pois, ao fazê-lo, outros acreditarão nisso também.

Acredite na magia... A vida é cheia dela,

Mas, acima de tudo, acredite em si mesmo... ...

porque dentro de você reside toda a magia...

Da esperança, Do amor e dos sonhos de amanhã...

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Medo

Medo


Ele chega de repente
Invade meu coração
Aperta meu peito
Paralisa-me inesperadamente..

Aparece como suor em meus poros
Frieza nas mãos trêmulas
Boca sêca e amarga
Lágrimas nos olhos

Tira-me do chão
Como a folha arrastada pelo vento
Sacode a minha alma
Acelera a pulsação

Sonhos sufocados
Um dia de chuva e nublado
Uma poça de emoções
Pés descalços molhados

Angústia e tristeza num passo de dança
Pensamentos conflitantes
Em meio à frieza do tempo, desejos insistentes
Entrego-me à esperança.


Luiza Costa 26/02/2007

Este poema foi escrito por uma mulher de fibra. Uma amiga maravilhosa que logo terei o prazer de conhecer pessoalmente. A Luiza é uma pessoa encantadora, que vem passando pelos mesmos problemas que eu.
Lú, vai dar tudo certo, tenho certeza. Logo, logo, estaremos com nossos bebês no colo rindo de toda essa fase. Obrigada por deixar publicar esse poema tão lindo e profundo!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Frase do dia

"O segredo do sucesso é a constância para o objetivo."
Benjamin Disraeli

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Frase do dia

"O otimismo é a fé que leva à realização.
Nada pode ser feito
sem esperança ou confiança."


Helen Keller

PARABÉNS NANÁ

Apesar de não ter esquecido no dia, hoje lembrei-me de publicar sobre o aniversário da minha irmã, a Naiara, que foi no ultimo dia 5.
A Naiara é especial, ou melhor dizendo além de ser uma criança excepcional ela é uma anjinho que papai do céu deixou em nossas vidas. Sinto saudades do seu sorriso, das suas travessuras, até das vezes que ela não me dava paz!
Minha florzinha, minha fadinha, você sempre foi e sempre será o grande bebezinho da irmãzona. Gostaria de estar ai e ter dar um beijo, para você poder entender como é grande meu amor.



Amo você! Parabéns pelos seus 21 aninhos de vida!



terça-feira, 7 de agosto de 2007

Frase do dia

"Nunca diga que algo é impossível
As coisas são no máximo improváveis
Mas nunca são impossíveis."

Hoje chegou o resultado do exame o qual eu tinha feito. O laudo médico disse que esta tudo em perfeita ordem, nenhum sinal anormal. Muito bom!

As coisas estão caminhando bem. Ou melhor dizendo, não posso negar aquele aperto no peito, aquela pontinha de esperança me dizendo que posso estar grávida. Que estranho, mulheres normais tentam meses e só depois engravidam e eu mesmo sabendo disso, me encho de expectativas, pensando ser realmente possível eu estar grávida.

Bom enquanto o tempo não passa, eu fico aqui sonhando ...



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Frase do dia

"O segredo da felicidade está em olhar
todas as maravilhas do mundo e nunca se
esquecer da sua missão ou do seu objetivo."



Que final de semana maravilhoso!

Eu e Marcelo fomos para Santo Antonio do Pinhal, uma cidadezinha próxima a Campos do Jordão. Ficamos em um chalé muito bom que tinha uma vista maravilhosa. Curtimos um friozinho gostoso tomando vinho e olhando as estrelas. Foi maravilhoso! Estavamos precisando de um tempo só para nós dois. E aproveitamos nosso período fértil para namorar muito.

Não quero criar falsas expectativas mas acho que vai dar tudo certo! Ontem minha mãe mais uma vez sonho que eu tinha ficado grávida, se fossemos depender dos sonhos da minha mãe eu já tinha uma creche inteira!

Não vejo a hora de fazer o exame de sangue e ver um maravilhoso POSITIVO escrito!

Que Deus nos abençoe!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Frase do dia

"Sonhos são possibilidades esperando
para se tornarem reais."
Carla Jolyn Carey

É Hoje!

Sinto me radiante! Como se tudo já tivesse dado certo!
Hoje finalmente será nossa primeira tentativa!
Papai do céu, que seja feita a vossa vontade!
Nos ilumine para estarmos no caminho certo!
Boa sorte para nós!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Frase do dia


"Com talento ordinário e perseverância extraordinária,

todas as coisas são possíveis."


"Se sou alegre ou sou triste?...
Francamente, não o sei.
A tristeza em que consiste?
Da alegria o que farei?
Não sou alegre nem triste.
Verdade, não sou o que sou.
Sou qualquer alma que existe
E sente o que Deus fadou.
Afinal, alegre ou triste?
Pensar nunca tem bom fim...
Minha tristeza consiste
Em não saber bem de mim...
Mas a alegria é assim..."

Fernando Pessoa

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Frase do dia

"A única coisa que separa um homem do que ele quer da vida normalmente é simplesmente a vontade de tentar aquilo e a fé para acreditar que aquilo é possível."
Richard M. DeVos

Carta ao meu bebê...

Oi meu anjinho. Como estão as coisas na fila de espera? Você está vendo o quanto a mamãe está sendo forte? Aqui as coisas continuam iguais, ou melhor, continuam bem , esperando ansiosamente para você estar aqui com a gente. Na noite passada a vovó sonhou com você novamente, e me ligou toda feliz pois você estava em uma esteira cheias de bebês e ela te reconheceu logo. Ela me disse que no sonho você estava esperando para vir. Todos estão ansiosos para te ver. Até o papai faz cara de bobo quando fala em você. As pessoas dizem que não escolhemos a família que nascemos, mas eu tenho certeza que você já nos escolheu. Você sabe o quanto a mamãe te ama e o quanto ela te quer aqui, bem pertinho de mim.

Sabe meu anjinho, a mamãe esta super feliz pois está tudo correndo bem para sua chegada. Os nosso exames estão ótimos e você vai vir ao mundo saudável e forte. A mamãe não importa se você for menino ou menina, quero só que você venha logo, para trazer ainda mais alegria para nossas vidas. Fala pro papai do céu trazer você logo aqui para a mamãe, só assim estarei completa!

Mesmo em mundos diferentes sinto a sua presença e a cada dia que passa fico mais próxima de você, te amando cada vez mais.

Histerossalpingografia????

Histerossalpingografia? O que é isso? Esse é o nome do exame o qual fui submetida hoje!
Meu Deus que dor!!! Passei mal, tive que ficar em observação pois minha PA caiu e eu não parava de nausear. Mas agora já está tudo bem. O exame fica pronto amanhã, mas o médico já me adiantou que está tudo dentro da normalidade, posso engravidar perfeitamente!
Bom, antes eu não tinha pesquisado sobre o exame com medo de ficar impressionada, mas agora deixarei aqui um texto explicativo sobre esse exame que é horrível mas extremamente necessário.

"Histerossalpingografia é uma radiografia do útero. Consiste na introdução através da vagina de um produto opaco aos raios X que permitirá estudar a cavidade uterina e a permeabilidade tubar.Revela informações úteis na medida em que a ecografia estuda mal a cavidade uterina e as trompas. O exame começa por um exame ginecológico. É precedido de uma limpeza da vulva e perineo. A injecção do produto é realizada através de um sistema estéril no colo do útero após desinfecção.Tomadas radiográficas são realizados durante a introdução lenta do produto de contraste.Em certos casos, como infertilidade por obstrução das trompas, a introdução de um cateter nas trompas pode completar a histerossalpingografia Este gesto complementar será decidido pelo médico radiologista com o seu acordo e o do seu médico.A duração do exame pode variar em função da anatomia e o número de tomadas radiográficas necessárias."
Texto tirado da pagina: www.gaer.pt/exams/exam.aspx?cod=RD&id=7